Escolha uma Página

O Evento

A Semana de Engenharia e Design – SEMENDE – é um evento anual de natureza acadêmica que visa:

  • Discutir e apresentar produções técnico-científicas, considerando os atuais interesses da sociedade, tendo como foco a extensão da prática científica em sua aplicação concreta;

  • Entrelaçar saberes e conhecimentos baseados na complexidade e nos desafios recentes, do contexto sociopolítico brasileiro, sobretudo a partir de discussões temáticas associadas às Engenharias e ao Desenho Industrial , cujos cursos estão sediados na Escola de Engenharia da UFF;

  • Dialogar com outras áreas tecnológicas (tanto de cunho profissional quanto acadêmico) da Universidade Federal Fluminense e de outras instituições de ensino que possuem cursos correlatos às Engenharias e ao Desenho Industrial, tais como: Ciência da Computação, Arquitetura, Matemática, Física, Geociências e Química.

Características gerais

Atualmente, um diferencial da SEMENDE é a seleção de temas relacionados ao universo jovem, cujo “pano de fundo” revela-se essencial para assegurar o sucesso do evento. Essa estratégia visa à persuasão do público-alvo, considerando que a identidade visual adotada gera não somente maior proximidade com os estudantes, mas também garante maior adesão do público ao evento.

TEMA 2021

“Semende e a Fantástica Fábrica de Talentos” foi “pano de fundo” da edição XXI trouxendo, pela primeira vez, uma identidade visual baseada na escolha de tema relacionado ao mundo jovem.

Essa edição foi  100% digital devido a pandemia de Covid-19.

Teve mais de 6mil acessos ao site do evento geral 3mil inscrições em atividades.

TEMA 2022

A XXII edição do evento trouxe o tema “Semende no Multiverso da Profissão”, sendo  a primeira edição a acontecer no formato híbrido.

Mais uma vez contou com a gratuidade graças as parcerias.

Gerou mais de 6mil inscrições em atividades com uma média de 5 trilhas simultâneas que aconteceram em 3 dias de evento.

TEMA 2023

“Ao infinito e além: Uma missão rumo ao conhecimento” foi a primeira edição com a identidade visual desenvolvida pelo corpo discente da turma de Comunicação Visual – 2023.1 do Desenho Industrial com a orientação da docente Gisella Monteiro.

Teve mais 100 palestrantes e mediadores docentes que compartilharam conhecimento com inscritos de mais de 100 cursos de graduação da UFF e de outras instituições de ensino superior, além de alunos de ensino médio, docentes, técnicos-administrativos e sociedade em geral.

Foi a primeira edição a contar com o “Esquenta Semende”.

Potencial de público do evento

A Semana de Engenharia e Design, por um evento aberto ao público em geral, tem como potencial a atração de nossa comunicadade acadêmica, assim como, o público externo.

Potencial de público da Escola de Engenharia da UFF

Potencial de público externo

Segundo consolidação de dados dos inscritos nas últimas três edições da SEMENDE, notou-se que o evento atraiu graduandos de outros cursos como: Administração, Ciência da Computação, Economia, Ciências Sociais, Direito, Psicologia, dentre outros (na edição 2023 foram notificados mais de 100 cursos diversos). Além dos discentes da UFF, também costumam participar alunos de outras instituições como: UERJ, UFRJ, IFFs e CEFET, além de alunos do Ensino Médio e a sociedade em geral. 

Últimas edições

Em dados e números

Algumas marcas parceiras ao longo dos anos

Aos longos dos últimos anos a SEMENDE vem conquistanto marcas parceiras que acreditam no trabalho desenvolvido pela nossa equipe.

Empresas do mercado privado

Instituições públicas e órgãos de fomento

Vínculação da marca

A Organização da Semana de Engenharia e Design da UFF utiliza seus diferentes canais de comunicações e dos diversos formatos disponíveis para gerar pontos de contato entre parceiros e inscritos. As atividades são distribuídas desde o pré-evento até pós-evento.

Canais de comunicação internos e seus alcances

(dados extraídos em 20 de fevereiro de 2024)

Canais parceiros de comunicação

Nos últimos três anos a Escola de Engenharia da UFF conta com a parceria do CREARJ para divulgação do evento via e-mail.

Além disso conta com o recompartilhamento de públicações de suas redes sociais através dos grupos discentes (Empresas Juniores, Equipes de Competição, Ramo e Capítulos Estudantis, Diretórios e Centros acadêmicos) que ajudam a aumentar o alcance das ações realizadas.

Outro canal de comunicação é o site da AGENDA ACADÊMICA DA UFF onde ficam cadastradas as atividades que serão realizadas, ampliando exponencialmente a divulgação da SEMENDE para o público da Universidade Federal Fluminense.

Algumas ações realizadas ao longo dos meses

A Semende é um evento construído ao longo do ano, de forma pedagógica, onde os discentes são inseridos desde a etapa de escolha do tema, no pré-evento até o formulário final de feedback no pós-evento. Em todas as etapas a coordenação geral do projeto busca criar máximo de pontos de contato entre os parceiros e os inscritos/participantes do evento.  

Etapa 1- Pré-evento

Apresentar o tema da edição e as atividades que farão parte da programação.  Objetivo: Captação de inscrições e divulgação das marcas apoiadoras do evento. 

Ações através dos canais tradicionais

Cartaz SEMENDE 2022

Rodapé do cartaz A3 afixado em áreas de grande circulação da UFF.

Cartaz SEMENDE 2023

Rodapé do cartaz A3 afixado em áreas de grande circulação da UFF.

Envelopamento SEMENDE 2023

Logo em envelopamento do “Espelho das Escadas” de Acesso ao Bloco D – Escola de Engenharia da UFF.

Envelopamento SEMENDE 2022

Logo em envelopamento do “Espelho das Escadas” de Acesso ao Bloco D – Escola de Engenharia da UFF.

Envelopamento SEMENDE 2022

Logo em arte aplicada no envelopamento do(s) elevador(es) do bloco D

Envelopamento SEMENDE 2023

Logo em arte aplicada no envelopamento do(s) elevador(es) do bloco D

Ações através dos canais digitais

Redes sociais

Divulgação dos patrocinadores ao longo das edições.

Site do evento

Divulgação dos patrocinadores e parcerias ao longo das edições.

Esquenta SEMENDE

Palestra na semana anterior com os patrocinadores ouro.

Ação via e-mail

Logo em “régua de patrocinadores e parceiros” em ação de confirmação de inscrição do evento via e-mail marketing.

Etapa 2 – O evento

Nesta etapa reforçamos a presença das parcerias, falamos de todas as ações desenvolvidas durante os dias de evento. 

Objetivo: potencializar a participação dos inscritos nas atividades propostas.

Ações através dos canais tradicionais

Espaço de divulgação da empresa.

TechnipFMC – 2023

WOOD – 2023

Subsea 7 – 2022

Logo em backdroop do evento

Edição 2023

Edição 2022

Ações através dos canais digitais

Logo em vinheta do evento

Edição 2021

Edição 2022

Edição 2023

Etapa 3 – Pós-evento

Nesta etapa divulgamos os resultados alcançados, fazemos entregas de certificados e buscamos o preenchimento de feedbacks dos inscritos e voluntários participantes, buscando sempre que possível a régua de patrocinadores nas artes produzidas e publicadas.

A 24ª Semende – Semana de Engenharia e Design da UFF

Quer saber mais sobre o evento e/ou conhecer as cotas disponíveis?

Então, acesse o botão abaixo e descubra como faça parte do evento mais tradicional da Escola de Engenharia da UFF.

Campus Praia Vermelha - R. Passo da Pátria, 156
São Domingos, Niterói - RJ, 24210-240

Quer saber mais sobre nossa Unidade?

Gostaria de fazer parceria e/ou conhecer mais sobre o desenvolvimento das atividades realizadas em nossa Unidade?  Então entre em contato conosco.

13 + 9 =

*Atenção - Assuntos ligados aos nossos cursos deverão ser tratados diretamente com as coordenações acadêmicas correspondentes.

Translate »
Skip to content