No dia 22 de maio de 2024, a Escola de Engenharia da UFF teve a honra de receber a visita de uma delegação da University of Houston (UH) em um encontro acadêmico que marcou o início de uma promissora parceria entre as duas instituições.

O evento teve início no Auditório da Escola de Engenharia e continuou com a visita a nossa Unidade Acadêmica, contou com a presença de docentes, discentes, técnicos e gestores da UFF.

Liderando a delegação da UH, esteve o Dr. Jerrod Henderson, que foi recebido pelo Vice-diretor da Escola de Engenharia da UFF, Prof. Dr. Bruno Pedrosa, responsável pela coordenação da visita. A comissão organizadora da UFF, composta pelos professores Dr. Rodrigo Arcuri, Dr. Osvaldo Quelhas, Dr. Helder Gomes, Dr. Fernando Ferraz, Dr. Priscilla Ribeiro, Dr. Robisom Calado e demais coordenadores e docentes da Escola de Engenharia, desempenhou um papel fundamental na preparação e execução do encontro. Os alunos colaboradores Samuel, Luis Conrado, Bianca e Guilherme Vinagre também contribuíram significativamente para o sucesso do evento.

Programa da Visita

A visita teve início com a recepção dos visitantes no Auditório da Escola de Engenharia, onde nosso vice-diretor Prof. Dr. Bruno deu as boas-vindas à delegação da UH. Em seguida, foi organizado um tour pelos laboratórios da Escola de Engenharia, proporcionando aos visitantes uma visão abrangente das atividades de pesquisa e desenvolvimento conduzidas na UFF.

O roteiro da visita incluiu:

– Laboratório Friends Lab, conduzido pelo Prof. Matheus e os alunos, localizado na sala 335-A, Bloco D.

– Equipe Tuffão Baja SAE, com Raphael L. C. G. T. Silva e os alunos, no Laboratório LABMOBIL, sala 122, Bloco E.

– Blackbird Aerodesign, com Luís Guilherme Vieira Constâncio e os alunos, no Laboratório LabAereo, sala 109, Bloco E.

– Faraday E-Racing, Fórmula SAE Elétrico, com Breno J. E. M. de Britto e os alunos, no Laboratório E-MOBIL, sala 102-B, Bloco E.

– Laboratório NITEE, com o Prof. Bruno França e Maria Novaes e os alunos, localizado na sala 347, Bloco E.

– Laboratório LabLUX, conduzido pelo Prof. Lucas Gappo e os alunos.

Apresentações e Discussões:

Após o tour pelos laboratórios, os alunos da University of Houston realizaram apresentações sobre diversos temas relevantes, incluindo:

– Avanços em Informática na Saúde;
– Engenharia de Medicamentos Melhorados;
– Tornando a Energia Solar Mais Acessível;
– Proporcionando Acesso à Água Potável;
– Restauração e Melhoria da Infraestrutura Urbana.

Cada apresentação foi seguida por uma sessão de perguntas e respostas, promovendo um rico intercâmbio de ideias e conhecimentos entre os participantes.

Segundo o Dr. Robisom Calado, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP UFF Niterói), a visita foi considerada um grande sucesso e um relevante intercâmbio internacional, fruto dos esforços dos programas PPGEP e do LATEC. Graças ao empenho da comissão organizadora e ao engajamento de todos os envolvidos, este evento fortaleceu os laços acadêmicos e de intercâmbio entre a UFF e a University of Houston, abrindo caminho para futuras colaborações.

A direção da Escola de Engenharia da UFF parabeniza todos os participantes pelo excelente trabalho e agradece a presença e colaboração de todos os professores e alunos envolvidos.