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Nossos Destaques

Novembro / 2023

XI Prêmio Crea-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos 2023

A Universidade Federal Fluminense se fez representar, no último dia 09 de novembro, no XI Prêmio Crea-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos, pelo Prof. James Hall, representando o Magnífico Reitor e o Diretor da Escola de Engenharia, pela Profa. Renata Faísca e pela Profa. Cláudia Campos, onde angariou a premiação de três trabalhos científicos sendo dois em nível de Mestrado e um em nível de Graduação. Os alunos Victor da Silva Monteiro e José Antônio de Miranda Lammoglia foram os premiados na categoria Mestrado e a aluna Fernanda Cristovão Ramos foi agraciada na categoria Graduação. Este prêmio consolidou-se como um importante marco na história do relacionamento do Crea-RJ com as instituições de ensino da área tecnológica. O prêmio foi instituído mediante a Portaria AD/PRES/RJ nº 1.179/2010 de 29 de dezembro de 2010.
O objetivo do prêmio é incentivar a construção do acervo científico da sociedade, reconhecendo o empenho de estudantes e professores que contribuem com este legado, e das instituições de ensino, espaços de referência para produção de novos conhecimentos.

A Universidade Federal Fluminense se fez representar, no último dia 09 de novembro, no XI Prêmio Crea-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos, pelo Prof. James Hall, representando o Magnífico Reitor e o Diretor da Escola de Engenharia, pela Profa. Renata Faísca e pela Profa. Cláudia Campos, onde angariou a premiação de três trabalhos científicos sendo dois em nível de Mestrado e um em nível de Graduação. Os alunos Victor da Silva Monteiro e José Antônio de Miranda Lammoglia foram os premiados na categoria Mestrado e a aluna Fernanda Cristovão Ramos foi agraciada na categoria Graduação. Este prêmio consolidou-se como um importante marco na história do relacionamento do Crea-RJ com as instituições de ensino da área tecnológica. O prêmio foi instituído mediante a Portaria AD/PRES/RJ nº 1.179/2010 de 29 de dezembro de 2010.
O objetivo do prêmio é incentivar a construção do acervo científico da sociedade, reconhecendo o empenho de estudantes e professores que contribuem com este legado, e das instituições de ensino, espaços de referência para produção de novos conhecimentos. O projeto desta 11ª edição consistiu em convidar as coordenações das instituições de ensino públicas e privadas, de cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação – MEC e cadastrados junto ao Crea-RJ, nos níveis médio (técnico de segurança do trabalho), superior, mestrado e doutorado, a indicarem trabalhos selecionados com o tema “Inovação em Engenharia e Sustentabilidade”. A temática proposta atendeu ao projeto de cooperação firmado entre o Confea e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que trabalha em cerca de 170 países e territórios, contribuindo para erradicar a pobreza e reduzir as desigualdades. O PNUD é um organismo de desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU), que apoia países no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), previstos na Agenda 2030. Foram premiados os trabalhos e/ou projetos concluídos, referentes ao ano de 2022, conforme regulamento disponibilizado no portal do Crea-RJ (www.crea-rj.org.br/premiocrea), nas áreas de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia, Meteorologia e áreas afins. Os autores de trabalhos e/ou projetos que forem indicados, assim como os professores, orientadores, co-orientadores e avaliadores dos trabalhos receberão certificado de menção honrosa, a ser entregue em solenidade de premiação. Na mesma ocasião, as instituições de ensino participantes receberão troféu e certificado de reconhecimento.
Os trabalhos premiados serão publicados na Ângulos, a revista digital do Crea-RJ, a critério da Comissão Editorial do Conselho.
Ao longo das edições, 1406 autores – nos níveis de doutorado, mestrado, superior e médio – já foram premiados, e mais de 110 instituições de ensino.
A realização da solenidade de premiação está prevista para o dia 9 de novembro de 2023.

Outubro / 2023

IEE UFF fecha ano de 2023 com saldo de excelência ! 

No dia 14 de Outubro, o Ramo Estudantil IEEE UFF participou do IEEE Brazil Council SAC Awards 2023, uma premiação anual que reconhece o desempenho dos Ramos Estudantis do IEEE no Brasil.
O Ramo foi agraciado com o prêmio de “Ramo Exemplar do Brasil”! Além disso, conquistou outros dois prêmios notáveis:
1º lugar em “Casos de Sucesso em Gestão” com a Visita Técnica ao Marco da Industrialização Brasileira
3º lugar em “Casos de Sucesso em Projetos Educacionais” com o nosso projeto “KidSTEM.”

Além desses prêmios, internacionalmente o Ramo Estudantil também participou, no dia 30 de Outubro, da IEEE R9 Student Activities Committee Regional Award, uma premiação anual que reconhece o desempenho dos Ramos Estudantis e Capítulos em toda a América Latina e Caribe.
Lá conquistou dois prêmios:
3º Lugar em “Exemplary Affinity Group” com o Capítulo WIE UFF (Women In Engineering)
3º Lugar em “Technical Chapter Success Case” com o Capítulo PES UFF (Power and Energy Society).

O Ramo Estudantil IEEE UFF tem como missão potencializar a formação acadêmica e profissional dos seus membros, por meio de projetos técnicos e sociais.

1 – A “Visita Técnica ao Marco da Industrialização Brasileira” foi uma visita técnica à Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), a maior siderúrgica da América Latina, na qual os alunos puderam visitar seu Centro de Pesquisas, em Volta Redonda. Além disso, com o valor arrecadado, foram compradas 11 cestas básicas para a ONG CCDIA, que cuida de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

2 – O “KIDSTEM” é a segunda edição de um ebook gratuito que tem 10 atividades lúdicas para as crianças na faixa etária de 5 a 10 anos. Ele tem como objetivo incentivar o interesse delas nas áreas de STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática – em inglês),e o principio é que as crianças consigam realizar a atividade sozinhos. Essas atividades são acompanhadas de histórias de cientistas que trabalharam na área do tema abordado para incentivar a curiosidade das crianças e fazer com que elas se tornem mini cientistas.A edição anterior também está disponível on-line.

3 – Esses reconhecimentos trazem energia e motivação para o nosso grupo, mostrando que estamos no caminho certo para um projeto acadêmico de excelência, além do reconhecimento internacional dos nossos projetos para a comunidade do IEEE. Esse reconhecimento não seria possível sem o auxílio da comunidade da UFF e essas conquistas também fazem parte da história de destaques nacionais da nossa universidade.

Acreditamos que essas conquistas marcaram positivamente todos os nossos voluntários e que mais do que nunca estamos preparados e ansiosos para produzir mais e aprender mais. Acredito que ver esses resultados serem divulgados pela nossa universidade será uma felicidade imensa!

Maio / 2023

Prêmio Julio César Dal Bello

O 09 de maio foi marcado pela inauguração do Prêmio Julio Cesar Dal Bello, uma iniciativa do curso de Engenharia de Telecomunicações em parceria com a Direção da Escola para agraciar os alunos com os trabalhos de conclusão de curso mais relevantes dessa área, em termos de pesquisa e contribuição social, entre os anos de 2019 e 2022. O título da premiação é uma singela homenagem ao professor Julio Cesar Dal Bello, que, ao longo dos anos, orientou mais de 100 trabalhos de conclusão de curso de estudantes da Engenharia de Telecomunicações.
Parabenizamos a Chefia do Departamento de Engenharia de Telecomunicações, a Coordenação do Curso de Engenharia de Telecomunicações pela iniciativa, e a todos os estudantes vencedores desta tão importante premiação não só pelo excelente desempenho acadêmico, mas também pela contribuição à nossa sociedade.

Aproveitamos a oportunidade para, também, agradecer a presença do nosso Vice-Reitor que sempre apoia e participa com entusiasmo de nossas ações

Conheça os premiados

Aluno premiado: Vitor Tavares
Orientadora: Profª Jacqueline Silva Pereira
(por impossibilidade a professora recebeu o prêmio em nome do aluno)

Alunos premiados: Lucio Folly e João Luiz
Orientador: Profª Alexandre de La Vega

Aluno premiado: João Bernardo
Orientador: Profº José Santo Guiscafré Panaro

Aluno premiado: Carlos Eduardo
Orientador: Profº João Marcos Meirelles da Silva

Alunos premiados: Nathalia Cuciniello, Matheus vieira
Orientadora: Profª Dianne Scherly Varela de Medeiros

Aluna premiada: Bruna de Mello
Orientador: Profª Alexandre de La Vega

Aluna premiada: Sofia Corrêa
Orientadora: Profª Dianne Scherly Varela de Medeiros
(por impossibilidade a professora recebeu o prêmio em nome da aluna)

Aluno premiado: Felipe Bittar
Orientador: Profº Vinicius Nunes

Abril / 2023

Petrobrás concede Prêmio “Inventor 2022” ao Professor André Belém

A Petrobras concedeu ao Prof. André Belém, do Departamento de Engenharia Agrícola e Meio Ambiente da UFF, o Prêmio Inventor 2022 em reconhecimento ao seu notável trabalho no desenvolvimento do processo “Método de Determinação do Conteúdo, Qualidade e Maturação da Matéria Orgânica em Ambiente Marinho para Exploração de Poços de Petróleo”. A iniciativa da equipe da qual o Prof. André faz parte, chamado de Projeto Ressurgência, e coordenado pela Profa. Ana Luiza Albuquerque do Instituto de Geociências, resultou em um depósito de pedido de patente, representando um grande avanço na exploração de campos de exploração de óleo e gás, utilizando técnicas modernas de machine learning para classificar fácies orgânicas. O modelo de classificação de fácies desenvolvido pelo Prof. André Belém e a equipe do Projeto Ressurgência, demonstra o potencial inovador e promissor do seu trabalho, que poderá revolucionar a indústria do petróleo e gás.

O seu comprometimento com o avanço tecnológico e científico é um exemplo de como essas áreas podem contribuir para o desenvolvimento sustentável do país. A premiação recebida pelo Prof. André Belém é um reconhecimento merecido por seus esforços e empenho, e espera-se que essa honraria possa inspirar outras pessoas a seguirem seus passos e a contribuírem ainda mais para a comunidade científica e para o país.

Fevereiro / 2023

Pré-Vestibular Social da Praia Vermelha e seus primeiros sucessos

O aluno João Pedro da Cruz Pereira foi aprovado em Engenharia na UERJ e mostrou que seu esforço valeu à pena!

Em entrevista, o futuro engenheiro contou à equipe do Conexão Engenharia sua  trajetória até a tão esperada aprovação:

Conexão Engenharia: Como você ficou sabendo do Pré-Vestibular Social da Praia Vermelha?
João Pedro da Cruz Pereira: Como não estava achando nenhum pré-vestibular que fosse compatível com minha carga horária comecei a ficar preocupado, já que estudava em horário integral.Pensava que seria impossível encontrar um pré-vestibular à noite. Foi então que vi um anúncio que a diretora colocou no mural da escola onde estudava. Fiz uma pesquisa sobre o pré-vestibular e vi que estava sendo muito bem indicado. Então, me inscrevi e ainda levei mais quatro pessoas (risos). 
Gostei muito e, sinceramente, acho que sem o curso eu não teria passado. Tive bastante incentivo das pessoas – professores, coordenadores, de todo mundo que fazia parte do curso.

Conexão Engenharia: Como foi a trajetória durante o ano de 2022 até chegar o momento de fazer a prova?
João Pedro da Cruz Pereira: Eu estudava em horário integral, era “puxado”. Moro em São Gonçalo, então eu acordava cedo, ia para a escola onde estudava, das 7h às 17h, e de lá seguia para o curso. Saía da Praia Vermelha por volta das 21h30, 22h e chegava em casa muito tarde, mas hoje posso dizer que tudo isso valeu à pena! O incentivo era forte e as matérias muito bem explicadas. 

Conexão Engenharia: Nos períodos mais difícieis, o que mais te motivou?
João Pedro da Cruz Pereira: O que me colocou muito “pra cima” foi o ambiente, pelo Pré-Vestibular ter sido na UFF, e eu olhar toda aquela realidade dos universitários e o incentivo dos próprios professores. Então, eu pensava: “Quero isso pra mim!”. Outro fator que me motivou foi a minha fé, que me ajudou muito também.

Conexão Engenharia: Como você decidiu o curso que iria fazer?
João Pedro da Cruz Pereira: A princípio, eu não tinha um curso definido, cheguei a perguntar no grupo o que o pessoal ia fazer, mas com dicas e incentivo dos professores, passei a pensar na Engenharia de Produção, pelo meu perfil de liderança e porque me mostraram que Engenharia não é puro cálculo (risos). 

Conexão Engenharia: Como recebeu o resultado da aprovação?
João Pedro da Cruz Pereira: Na verdade, não acreditava que eu passaria, pois fiz muitos concursos antes e não passei. Quem me deu a notícia da aprovação foi um outro projeto que fiz parte na UERJ – “também maneiro o projeto”. Na hora, não caiu a minha ficha, mas depois liguei pra minha mãe e foi só comemoração.

Conexão Engenharia: Então, você já tentou outros concursos?
João Pedro da Cruz Pereira: Sim, mais de vinte concursos. Eu venho fazendo concurso desde os meus 14 anos de idade pra escola de Ensino Médio, e nunca passei. Isso me desmotivou muito, principalmente durante a pandemia. Por isso, ficava muito preocupado e sempre passava pela minha cabeça: “Será que vou conseguir alguma coisa, ainda mais que vim para a Escola Pública?”. Mas foi justamente no curso pré-vestibular, quando comecei a ver aquela realidade de diversos tipos de pessoas naquele pré-vestibular, que falei: “Cara, eu posso!”. O que me motivou muito foi a aula inaugural do curso, quando eu vi o Diretor da Escola de Engenharia, os coordenadores falando, pensei: “quero isso pra mim”. Foi muito emocionante!

Conexão Engenharia: Deixe uma mensagem para quem está pensando em fazer o pré-vestibular ou que ainda está passando pelo processo.
João Pedro da Cruz Pereira: Não desista. Vale à pena estudar e tentar várias e várias vezes até alcançar seu objetivo. Tenha fé, foco, estude e não desanime! Eu fiz mais de vinte provas, então o recado que eu deixo é este: simplesmente não desista!

A Escola de Engenharia da UFF parabeniza e deseja muito sucesso para o futuro engenheiro João Pedro da Cruz Pereira.

Listagem completa de aprovados

Matheus Muniz da Silva – Educação Física – UFF
Anirys Frazão de Souza – Serviço Social – UFRJ
Beatriz Ribeiro Lopes – Direito – bolsa de 100% na PUC-RJ
Beatriz Romão Soares Dantas de Oliveira – Ciências Biológicas – UFF

*Lista atualizada em 13 de março de 2023.

Setembro / 2022

Primeira mulher a se formar na Escola de Engenharia faz uma visita e nos conta sua história!

Há 61 anos, formava-se na Escola a primeira engenheira de nossa história! Telma Portugal conquistou o primeiro lugar no vestibular de Engenharia em 1958 e foi a única mulher em uma turma de 23 alunos. Apesar da discriminação de alguns colegas, Telma resistiu e trilhou uma trajetória de sucesso – foi monitora de cálculo e, ainda, oradora da turma na formatura! Ontem, no dia 13 de setembro, o nosso Diretor, professor José Rodrigues, ao lado da professora e coordenadora do curso de Engenharia Civil, Andreia Abreu, e do professor James Hall, receberam a Telma para um bate-papo muito animado e, ao mesmo tempo, emocionante! A convite da professora Andreia, a ex-aluna visitou uma de suas turmas e vibrou ao ver tantas jovens mulheres ocupando a maior parte das carteiras: “Agora são muitas meninas!”, disse emocionada. A persistência e a determinação de Telma foram essenciais para a conquista do espaço feminino na Escola de Engenharia e no cenário profissional! Sem dúvidas, uma mulher inspiradora para todos nós!

Maio / 2022

Curso Pré-Vestibular Social da Praia Vermelha retorna às atividades após 2 anos.

O Curso Pré-Vestibular Social da Praia Vermelha está de volta e nossa equipe foi conversar com o Coordenador do projeto Professor Cláudio Carvalho para saber maiores informações.

1. Quando e como surgiu a ideia do Pré-Vestibular Social da Praia Vermelha?
Professor Cláudio Carvalho: Bom, o Pré-Vestibular existe desde 1999, tendo mais de 20 anos na UFF, na Escola de Engenharia. Inicialmente, foi criado e coordenado pelo Professor Plácido Barbosa, que hoje está aposentado. No ano de 2020, ele me procurou para poder substituí-lo, pois aposentado, ele não teria mais direito em assumir o curso. No ano de 2021, nós não abrimos o curso, devido a pandemia, e só estamos conseguindo retornar agora, no ano de 2022.

2. De que modo os estudantes podem estar participando do Pré-Vestibular?
Professor Cláudio Carvalho: Todo início de ano são abertas as inscrições, em torno de março ou abril. As inscrições são divulgadas através das redes sociais, e os estudantes concorrem a uma vaga. Essas vagas são preenchidas conforme a ordem de inscrição. Por exemplo, nesse ano de 2022, nós tivemos 150 vagas ofertadas, e em menos de uma semana, nós já tínhamos mais de 250 inscrições, ocasionando no encerramento das mesmas e finalizando com o cadastro reserva. A PROEX também divulga todas as informações relacionadas ao Pré-Vestibular, os endereços eletrônicos, etc. O curso é totalmente gratuito, pelo menos durante esse período (o que será avaliado em anos posteriores).

3. Na segunda-feira (30), o projeto teve a sua aula inaugural. Pode relatar como foi a experiência?
Professor Cláudio Carvalho: A experiência foi ótima! Tivemos mais de 140 pessoas em nosso auditório, no Prédio D da Escola de Engenharia. Tivemos a presença do Diretor José Rodrigues, nossa Chefe de Departamento Renata Faísca e eu também estava presente, bem como todos os professores que irão atuar no Pré-Vestibular Social. Alguns ex-alunos do curso que hoje estão inseridos na Universidade também marcaram presença, o que foi bastante bacana e emocionante, com a presença de todos.

4. De que forma, enquanto docente e coordenador do Pré-Vestibular Social, resumiria a importância de um projeto como esse ?
Professor Cláudio Carvalho: A importância é, principalmente, de acordo com nossos três pilares dentro da Universidade (ensino, pesquisa e extensão), estarmos colaborando com a comunidade, especificamente nessa área de extensão. É sobre a importância da universidade pública de estar colaborando com a comunidade, seja para uma empresa para estar atuando em algum tipo de obra, ou até mesmo como estamos fazendo, colaborando com a parte do ensino, dando a oportunidade para pessoas em uma certa vulnerabilidade e que não podem pagar um curso pré-vestibular, de estarem forçando o estudo de seus colégios correspondentes. Para nós é algo fundamental, uma honra e um prazer imenso em poder passar um pouco de conhecimento para essas pessoas. É extremamente motivante ver esses meninos ali com essa força, essa vontade de estudar, e nós podermos colaborar e participar um pouquinho da vida deles. É sem igual.

Reportagem da aluna de Jornalismo Gabriella Gomes Marinho – publicada em 13 de junho de 2022.

Inspira Design de volta ao presencial! 

O Curso de Desenho Industrial acabou de realizar um super evento voltado todinho pra galera que busca muita inspiração profissional! Nossa equipe bateu um papo com a organização do INSPIRA DESIGN. Fique por dentro do que rolou.

1. O que é o Inspira Design?
Organização do Evento: A Inspira Design é uma semana acadêmica da Universidade Federal Fluminense (UFF) que acontece anualmente, sendo feita por alunos e para alunos. O foco é visibilizar e aumentar as possibilidades do campo do design para os profissionais do futuro.
Como o próprio nome já diz, a INSPIRA pretende, ano a ano, inspirar as pessoas a se aventurarem em novas áreas, conhecer novas possibilidades e, talvez, encontrar a sua paixão dentro do Design e de suas vertentes.

2. A UFF enfrenta hoje todo um contexto pós-pandemia. Em vista disso, como foi planejar e realizar o primeiro evento presencial depois de 2 anos de isolamento?
Organização do Evento: Foi um grande desafio, principalmente com a oscilação dos casos da COVID-19 no começo deste ano (2022). Algumas vezes cogitamos em manter o evento completamente on-line, como a edição de 2021, para a manutenção da saúde dos nossos participantes e oficineiros. Porém, com a estabilização da taxa de contágio, a gradativa diminuição dos riscos pela infecção pelo vírus, além de muito esforço da organização e da ajuda da Professora e Chefe do Departamento de Desenho Técnico (TDT), Renata Vilanova, conseguimos lutar pelo nosso espaço físico e por fim, gerenciar a Semana de Design num formato hibrido, tendo destinando os dias on-line principalmente para as atividades mais teóricas e de convidados de fora do Rio de Janeiro, enquanto para os dias presenciais foi reservado as atividades mais “mão na massa”, com convidados da região.

3. Quais foram as principais dificuldades encontradas nesse contexto pós-pandêmico para a realização do evento?
Organização do Evento: Com toda certeza, foi realizar a passagem do online para o presencial, isto é, retomar ao antigo formato. Mesmo com algumas aulas sendo presenciais/híbridas, muitos alunos ainda estavam relutantes em sair de casa pelo conforto e praticidade que as atividades on-lines proporcionam. E convencer pessoas que nunca tinham pisado na UFF a participar de um evento estudantil, com toda certeza, foi o nosso maior desafio.

4. A VII Semana Acadêmica de Design contou com diversas atividades e palestras. Quais você pode citar como os “carros-chefes” do evento?
Organização do Evento: É bem difícil responder essa pergunta, pois além de amarmos e agradecemos todos os palestrantes que disponibilizaram tempo e conhecimento para trocar conosco, somos meio suspeitos para eleger nossos “carros-chefes” … Além disso, pode não ser muito sensível da nossa parte eleger convidados X ou Y, pois para nós, todos foram cruciais para o sucesso do evento.
Então sugerimos outra pergunta: A VII Semana Acadêmica de Design contou com diversas atividades e palestras. Quais tipos de atividades são as mais procuradas pelos participantes?
Em toda edição, temos aquelas atividades que não podem faltar de jeito nenhum, pois já fazem parte da nossa marca, em que as pessoas se amontoam (e as vezes até brigam) para participar, como o workshop de resina, por exemplo. No geral, as atividades que mais cativam o público são as que nós, do curso de Desenho Industrial (DI) da UFF, não temos na ementa do curso, como as mais “artísticas”, por exemplo, pinturas em várias técnicas, modelagens em resina, argila ou madeira, e etc.

5. De modo geral, de que maneira a Semana Acadêmica de Design pode impactar e agregar aos alunos participantes?
Organização do Evento: Falando principalmente como um aluno, a Inspira Design me impacta em muitas frentes! Ela me permite acreditar que em algum dia eu poderei ocupar o espaço dos palestrantes ali presentes, contando aos futuros designers que é possível se formar em uma universidade federal, pública, gratuita e de qualidade, sair do país fazendo o que ama, trabalhar na empresa dos sonhos, e quem sabe, até ganhar prêmios pelo nosso trabalho… A INSPIRA antes de qualquer coisa proporciona perspectiva aos alunos, sejam estes os calouros, mais frescos, que acabaram de chegar à universidade, ou mesmo os veteranos, cansados e sem muita perspectiva. A Inspira mostra, sobretudo, que é possível se encontrar e ser feliz fazendo o que ama.

Reportagem da aluna de Jornalismo Gabriella Gomes Marinho – publicada em 20 de maio de 2022.

Abril / 2022

Pet Agrícola realiza ação em comemoração ao

DIA NACIONAL DE CONSERVAÇÃO DO SOLO

Trouxemos para você tudo que rolou no bate papo com a integrante do Pet Agrícola, Bruna Assução, sobre a ação deste com a participação especial da Clin para comemorar, na Escola de Engenharia da UFF, o Dia Nacional da Conservação do Solo.

1) Como você descreve a importância da conservação do solo e a necessidade de uma data dedicada a este fim?

Bruna Assunção.: Grande parte das nossas atividades estão relacionadas ao solo, conservar este recurso natural vital, é reduzir os impactos que ele venha sofrer e preservar a sustentação da vida, assim como também engloba aspectos econômicos. Uma data voltada para este dia é de suma importância para conscientização social, segurança alimentar e sustentabilidade.

2) Vimos que rolou uma colaboração entre o PET Agrícola e a Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói. Como surgiu essa parceria?

Bruna Assunção.: A parceria do PET com a CLIN já é de longa data! A CLIN abre espaço para que os alunos de engenharia agrícola e ambiental possam desenvolver seus projetos de conclusão de curso, iniciação científica, entre outros. Com essa oportunidade, o PET soube aproveitar a ajudar oferecida e assim, em parceria com a CLIN, montamos diversos projetos voltados para a área agrícola e ambiental como por exemplo o reflorestamento do morro Boa Vista, a irrigação de estufas por microasperção, a otimização de composteiras em baias, entre outras.

3) Quais atividades foram desenvolvidas?

Bruna Assunção.: Divulgamos e representamos alguns dos projetos do PET, disponibilizamos formulários de interesse em ser voluntário, de qualquer curso, em um projeto e em participar além de divulgar as inscrições para o nosso processo seletivo! A CLIN também divulgou alguns projetos que possuem em sua unidade como a produção de humus de minhoca, resíduo de poda curtido que são produzidos a partir das podas das árvores de niterói, a produção de biofertilizante. Foram expostos principalmente os projetos que contribuem com a conservação do solo como o reflorestamento, o projeto de construção de paliçadas no morro da Boa Vista e o plantio em curvas de níveis. Além da exposição para que os estudantes pudessem conhecer um pouco mais do PET e da CLIN, fizemos a distribuição de algumas mudas de plantas ornamentais, frutíferas e bioativas para poder colorir ainda mais a nossa cidade.

4) De que maneira você, enquanto discente, acha que o evento impactou os estudantes nos dias 12 e 13 de abril ?

Bruna Assunção.: O evento proporcionou uma maior aproximação com os calouros, fazendo com que eles aprendessem mais sobre alguns aspectos do nosso curso. Proporcionou também para que pudéssemos divulgar o PET como instituição, já que o período de pandemia dificultou a divulgação dos projetos e, consequentemente, diminui o interesse dos alunos do curso em participar de trabalhos mais práticos. Além disso, outro impacto bem interessante foram algumas parcerias que conseguimos para alguns projetos do próprio PET, com professores de outros cursos e também com alunos interessados em participar de maneira voluntária.

 

Parabenizamos o Pet Agrícola pela iniciativa e agradecemos a Clin pela parceria de sempre.

Reportagem da aluna de Jornalismo Gabriella Gomes Marinho – publicada em 19 de abril de 2022.

Araribóia conquista 2º lugar no Desafio Solar 

A equipe ARARIBOIA voou nas águas de Niterói, arrebatou o segundo lugar e nós, da equipe de comunicação, fomos conversar com o Coordenador da equipe, o Professor Daniel Henrique Nogueira Dias.

1- O que é o Desafio Solar Brasil?
Daniel Henrique Nogueira Dias: O Dasafio Solar Brasil (DSB) é uma competição de barcos elétricos movidos a Energia Solar que reúne equipes de diversas instituições de ensino de todo o Brasil e de diferentes níveis. Seu principal objetivo é fomentar e difundir o uso de energias renováveis, como a solar fotovoltaica, e a sua aplicação em veículos elétricos. Além disso, o DSB visa promover o desenvolvimento de tecnologia, formar jovens, estudantes de ciências e tecnologias no uso de fontes alternativas energia, popularizar a cultura marítima e promover o intercâmbio entre estudantes e pesquisadores de ciências e tecnologias.

2- De que modo a Equipe Arariboia se destacou na competição?
Daniel Henrique Nogueira Dias: A última e mais recente etapa do DSB, que foi realizado em março deste ano, na cidade de Niterói, a equipe obteve o seu melhor resultado em competições nacionais, ficando em 2º lugar na classificação geral e subiu ao pódio pela segunda vez em sua história. Este evento foi especial e bastante desafiador pois foi a primeira competição pós pandemia, em que quase todos os membros já haviam deixado de participar das atividades, sendo realizado um grande esforço para recomposição dos integrantes. Além disso, por ter sido realizada em Niterói, cidade onde a UFF esta inserida, teve um “gostinho” ainda mais especial.

3- O que significa para a UFF como um todo, participar de uma competição como o DSB?
Daniel Henrique Nogueira Dias: A participação da Universidade, representada atualmente pela equipe Arariboia, é fundamental para sua projeção externa. O DSB é um projeto de abrangência nacional e a inserção da Universidade neste contexto faz com que todos os objetivos que são foco atualmente do projeto DSB, estejam também associados a UFF. Além disso, por se tratar de um projeto multidisciplinar, diversas áreas do saber, não só de engenharia, podem trabalhar em conjunto, promovendo a interação entre as diferentes faculdades do ensino superior.

4- Quais são as expectativas para as próximas competições?
Daniel Henrique Nogueira Dias: Pretende-se continuar o desenvolvimento e aprimoramento do projeto, aumentar o número de participantes de diferentes áreas, manter a participação no evento nacional do DSB e também projetar a participação em competições internacionais, que ocorrem nos mesmos moldes do DSB. Também faz-se necessário a expansão de espaço físico utilizado para desenvolvimento do projeto. Atualmente, a equipe divide uma sala de 30m² do prédio do bloco E da Escola de engenharia com uma outra equipe de competição. Como o barco possui 6m de comprimento e 2,5m de largura, a permanência do mesmo dentro de um espaço fechado se torna um problema. Dessa forma, uma das missões da equipe para este ano é buscar um espaço físico maior e com maiores condições de trabalho.

Reportagem da aluna de Jornalismo Gabriella Gomes Marinho

Engenharia de Petróleo é destaque em ranking internacional.

Nossa equipe entrou em contato com o Coordenador do Curso, Prof. Troner Assenheimer de Souza, para saber tudo sobre essa conquista:

O que você pode dizer sobre o trabalho feito até hoje que resultou o TOP 5 no Ranking Internacional das Universidades?

Prof. Troner Assenheimer de Souza: Desde que o curso foi criado, tanto coordenação quanto docentes têm trabalhado para melhorar o currículo do curso, oferecendo conhecimentos consistentes e atualizados de engenharia de petróleo para formar profissionais de excelência na área de petróleo e gás. Ao longo do tempo, também temos buscado desenvolver pesquisas e estabelecer parcerias com empresas com objetivo de trazer conhecimento da indústria para dentro da universidade. Faz parte do trabalho desenvolvido agregar valor à vida profissional dos graduandos.

Qual diferencial você pode apontar, dentro do curso de Engenharia de Petróleo, na gestão e/ou na organização em geral?

Prof. Troner Assenheimer de Souza: Podemos apontar como diferencial as atualizações periódicas da matriz curricular do curso e as pesquisas que são conduzidas pelos professores que refletem diretamente na qualidade dos TCCs elaborados.

Na sua visão como coordenador do curso, qual é a importância dessa indicação para a Escola de Engenharia, para a UFF e para os futuros engenheiros de petróleos que ingressarão na universidade?

Prof. Troner Assenheimer de Souza: Acredito que indicação é muito importante para Escola de Engenharia, para a UFF e para os futuros ingressantes do curso, saber que o curso de engenharia de petróleo da UFF possui excelente qualidade e aderência ao mercado de trabalho. Essa indicação mostra que estamos no caminho certo e que devemos continuar buscando a melhoria contínua do curso. Esperamos que essa indicação se repita nos próximos anos, pois vamos continuar trabalhando para isso.

Como você enxerga essa questão de escalar universidades e seus respectivos cursos em um ranking?

Prof. Troner Assenheimer de Souza: Entendo que esse tipo de ranking ajuda a divulgar o curso e a UFF tanto para os futuros alunos quanto para o mercado e mostra aos atuais alunos que estamos no caminho certo.

Parabenizamos a todos os envolvidos nesta conquista SUPER IMPORTANTE para o curso, para a Escola e para noss@s futur@s Engenheir@s de Petróleo!!!

Reportagem da aluna de Jornalismo Gabriella Gomes Marinho – publicada em 10 de abril de 2022.

Março / 2022

Em 28 de março de 2022, o Vice Reitor Fábio Passos, o Vice Diretor da Escola de Engenharia Bruno Pedroza e o Professor James Hall receberam das mãos do presidente do Conselho de Engenharia do Rio de Janeiro o IX Prêmio Crea-RJ de Trabalhos Científicos e Técnológicos 2020/2021.  

Segundo o Vice Reitor da UFF, Professor Fábio Passos, este prêmio para a Universidade Federal Fluminense é um importante reconhecimento da qualidade dos cursos de Engenharia de nossa universidade. É mais uma demonstração de que a despeito das dificuldades orçamentárias a que está submetida, a comunidade acadêmica da UFF, em particular da Escola de Engenharia, consegue formar os estudantes com excelência acadêmica, além de realizar importantes trabalhos na Pesquisa e na Extensão.

Parabenizamos a todos os envolvidos neste trabalho!

Dezembro / 2021

Karina Karim Gomes é uma das premiadas no WomenThatBuild – GlobantAwards. 2021

Seu engajamento é uma inspiração para todos nós!

Acesse o link e veja a lista completa

Quem é Karina Karim Gomes?

Estudante de engenharia mecânica na Universidade Federal Fluminense/RJ, pesquisadora em Ergonomia aplicada à Engenharia Mecânica pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI CNPQ) e estagiária da Qualidade na Technip FMC.

SAIBA MAIS

Compõe a equipe de produção de equipamentos hospitalares no projeto Frente UFF de combate ao Covid-19, desenvolvo tecnologias sociais associadas à arte espacial no programa de residência SACI-E do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e co-criadora do OIA UFF – Oficina de Inovação e Ancestralidade, voltada para estimular a inserção, permanência e desenvolvimento de jovens mulheres negras nas áreas tecnológicas. Faz parte da atual gestão do Diretório Acadêmico Octávio Catanhede – DAOC UFF, buscando assegurar os direitos estudantis e contribuir para a melhoria contínua do ensino público de engenharia no Brasil.

Integrou, de janeiro a março de 2020, o grupo de pesquisadores do Departamento de Termomecânica e Engenharia Ambiental da BUT (Brno University of Technology, República Tcheca) – na área de conforto térmico para a indústria automotiva, atuou por 2 anos como colaboradora de engenharia da equipe AMattheis Motorsport da Stock Car e é ex-integrante dos projetos extracurriculares, PETMEC, Baja SAE, FSAE e NASA Rover Challenge.

Setembro / 2021

Conquista dos Alunos do Curso de Engenharia de Produção de Niterói.

Gustavo Saboia Jr., Isabela Alves e João Victor Muylaert foram premiados na Edição 2020 do “Prêmio de Excelência Acadêmica” e 2 na modalidade “Menção Honrosa”

A Escola de Engenharia Parabeniza aos alunos e a todos os envolvidos no processo de formações desses jovens.

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