A Escola de Engenharia está se organizando para construir o nosso PDU em perfeito alinhamento com o PDI da UFF.

Para isso, foi solicitado aos 8 Departamentos de Ensino da Escola de Engenharia o desenvolvimento de seus Planos de Desenvolvimento dos Departamentos – PDDs. Nesse contexto, insere-se o nosso 1° Encontro para discutir o Plano de Desenvolvimento Departamental da Escola de Engenharia (PDD), realizado ao longo do dia 21 de junho de 2024.

Este primeiro encontro é uma iniciativa para que se possa conhecer mais detalhadamente a estrutura organizacional e as necessidades e impactos de cada departamento na Escola de Engenharia da UFF, bem como estratégias para internacionalização de docentes e discentes e andamento de grupos de pesquisa.

O Encontro contou com a presença do Vice-Reitor, professor Fábio Passos, e dos chefes de Departamento. Durante a manhã, após a abertura pelo Vice-Reitor, Layana Nogueira Teixeira, representando a Proplan, apresentou as especificidades e etapas de planejamento do PDI.

Em seguida, os professores Cláudio Ribeiro Carvalho (TEC), César Cunha Pacheco (TEM), André da Costa Pinho (TEE) e Diogo Menezes Mattos (TET) apresentaram os dados de seus departamentos.

Na parte da tarde, dando continuidade às atividades, aconteceram as apresentações dos professores Marcele de Sá Guimarães (TDT), Júlio César Bispo Neves (TEP), Rita de Cássia Colman (TEQ) e Marcos Teixeira (TER).

Alguns problemas em comum que todos vivenciam são a necessidade de expansão para alocar laboratórios e salas de aula, ampliação do quadro docente e de técnicos-administrativos e de laboratório, além da necessidade de melhoria na infraestrutura de determinados espaços.

Já foram iniciadas algumas reformas na unidade acadêmica, a partir das visitas e mapeamentos de todos os departamentos, e a Direção está em busca de  recursos para a construção de novos espaços, mas sabe-se que ainda há muitos desafios a serem enfrentados para melhorar a qualidade de trabalho e garantir a excelência do ensino.

A Escola de Engenharia agradece a todos pelo empenho, diálogo e levantamento de dados necessários para o alinhamento e integração de propósitos estratégicos institucionais em nosso PDD.