Na última sexta-feira (28/6), a Escola de Engenharia realizou o I Encontro para discussão do Plano de Desenvolvimento dos seus Programas de Pós-Graduação (PDPG).

O objetivo deste primeiro evento é apresentar a toda comunidade acadêmica as melhores práticas e desenvolver estratégias para aprimorar os programas, a partir das exigências de agências de fomento e critérios e parâmetros de avaliação nacionais e internacionais.

O Diretor da Escola de Engenharia, Prof. José Rodrigues de Farias Filho, e o Vice-Diretor, Prof. Bruno Pedroza, realizaram a abertura do evento. Em seguida, o Vice-Reitor Prof. Fábio Passos e da Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFF, Profa. Monica Savedra, destacaram a importância da UFF no ecossistema da ciência, tecnologia e inovação na sociedade.

Em seguida, o Diretor convidou os coordenadores dos Programas de Pós-Graduação para discutir questões de infraestrutura, avaliação Capes, internacionalização, grupos de pesquisa e laboratórios e impactos dos programas na sociedade.

O evento contou com a presença dos professores Robisom Calado (PPGEP), Prof. Orlando Celso Longo (PPGEC), Prof. Kleber Lisbôa (PPGMEC), Prof. Yutao Xing (PPGEQ), Prof. Vitor Hugo Ferreira (PPGEET), Prof. Marcelo Meiriño (MSG), Profa. Thelma de Barros Machado (PGEB), Prof. Roger Matsumoto (PMI), Prof. Gilson Brito Alves Lima (PPSIG), Prof. Andrés Pablo Barbero (PPGIO)

Neste encontro, ficou ainda mais evidente a interdisciplinaridade da Engenharia, que integra e dialoga com diversas áreas do saber como a física e a química.

Assim como observado na reunião com os chefes de Departamento, realizada no dia 21 de junho, os programas estão crescendo e, portanto, necessitam de mais espaços para desenvolver suas atividades e alcançar os melhores conceitos e rendimentos.

Esta é uma demanda essencial e urgente de toda a nossa unidade que se expande, ano após ano, em termos técnicos e científicos, mas que se restringe em âmbito estrutural. Por isso, o Diretor e o Vice-Diretor reafirmaram o compromisso para buscar apoio e investimentos para acompanhar esse crescimento e ampliar o alcance da Escola de Engenharia em todos os níveis.