No dia 30 de agosto, aconteceu o I Encontro do Plano de Desenvolvimento dos Cursos de Graduação da Escola de Engenharia da UFF, um evento que proporcionou a todos os presentes discussões essenciais para o aprimoramento de nossos Cursos de Graduação.

O encontro destacou a importância de alinhar os cursos com as demandas do mercado e as tendências emergentes, garantindo que nossos alunos estejam bem preparados para os desafios futuros da engenharia e do design. A necessidade de uma estrutura organizacional mais integrada e colaborativa foi amplamente debatida durante os três encontros de Desenvolvimento dos Programas de Pós-Graduação, dos Departamentos e, mais recentemente, dos Cursos de Graduação, visando a melhorar a comunicação e o suporte entre os diferentes cursos e departamentos.

Na ocasião, estiveram presentes o Vice-Reitor, prof. Fábio Passos e o Pró-Reitor de Graduação, prof. Walkimar Carneiro, que destacou em sua fala o papel do PDI da UFF no desenvolvimento de um processo inclusivo e qualificado de formação profissional dentro do ecossistema de ciência e tecnologia do Brasil. Além disso, os professores e coordenadores dos cursos de graduação de nossa Escola apresentaram dados e perspectivas de seus setores.

Durante o evento, foram abordadas questões cruciais sobre os critérios do SERES/INEP, ressaltando a importância de manter a qualidade e a credibilidade dos nossos cursos. A valorização e o desenvolvimento contínuo do corpo docente e técnico também foram temas centrais, destacando a necessidade de investimento em formação e capacitação.

O encontro também focou na melhoria e ampliação da infraestrutura para atender às novas demandas acadêmicas, assegurando que as instalações estejam adequadas e bem equipadas. A revisão e atualização da estrutura curricular foram enfatizadas como essenciais para garantir uma formação relevante e inovadora para os nossos alunos.

Essa iniciativa foi mais um marco significativo na trajetória de nossa Escola e um passo importante rumo à excelência acadêmica. A implementação das ações discutidas será fundamental para continuarmos avançando e oferecendo uma educação de qualidade aos nossos estudantes e contribuindo para o bem-estar social.

Texto produzido por Drª Cinthia Paes

Fotografias de João Victor Machado