O Departamento de Engenharia Química e de Petróleo tem, em seu histórico, a formação de profissionais com base em sólido alicerce acadêmico, mas também suportado por um forte relacionamento com a área industrial e a pesquisa acadêmica.

Dentro desse contexto, está consciente de sua relevância na formação e desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro e do País, sempre atento à demanda da sociedade, adaptando a estrutura curricular de seus Cursos às necessidades tecnológicas periodicamente, de forma a ajustá-la à realidade do Parque Industrial Brasileiro. Através de uma reforma curricular do Curso de Graduação em Engenharia Química, realizada em 2007, o Curso foi modificado de modo a formar, de maneira sólida e completa, um profissional que esteja apto a atuar em diversos setores da indústria química, tendo em vista o fato de que, atualmente, os novos engenheiros químicos deverão ter capacidade de trabalho colaborativo e de empreendedorismo, além de contínua motivação, de grandes habilidades de comunicação e aprendizado contínuo.

Cabe destacar que algumas conquistas marcaram o Departamento na última década, em especial, com a renovação de grande parte do corpo docente, que conta, agora, com professores doutores em regime de dedicação exclusiva. Com a contínua qualificação do corpo docente, decorrente do significativo crescimento do número de doutores, aliado à implantação e modernização de vários laboratórios, surgiu um movimento natural, no sentido de se expandir. Nesse contexto, a ampliação e melhoria dos laboratórios, o aumento dos projetos de pesquisa e de parcerias com empresas, universidades e centros de pesquisa do Brasil e do exterior, imprimem um caráter de excelência aos trabalhos desenvolvidos, que se refletem nas publicações em revistas nacionais e internacionais de alto reconhecimento acadêmico e nos prêmios recebidos, entre eles, o Prêmio Petrobras de Tecnologia.

Adicionalmente, os alunos dos Cursos de Engenharia Química e de Petróleo têm o seu papel de destaque em todas as transformações e realizações que ocorreram na última década. Além de participarem ativamente das pesquisas desenvolvidas pelos professores do Departamento, foram eles os idealizadores e responsáveis pela criação da Empresa Júnior de Engenharia e Petróleo e Química – P&Q Engenharia Júnior –, criada oficialmente em 2010, e pelo Capítulo Estudantil (SPE), voltado aos alunos de Engenharia de Petróleo, que iniciou suas atividades em 2007. Essa intensa atividade e comprometimento por parte dos alunos refletem-se também em suas conquistas individuais, sendo continuamente selecionados para atuarem como estagiários nas principais empresas do Setor, além de obterem colocações de destaque em concursos públicos e maratonas, como a Maratona Nacional Chemtech de Engenharia. Com esta sólida formação, os engenheiros químicos da UFF assumem papel de destaque em vários setores e posições de direção em empresas multinacionais na área de propriedade intelectual, petróleo, entre outras, além de conduzirem importantes projetos para diversos tipos de indústria.

Os Setores

?????????