Escolha uma Página

Momento  de comemorar um marco histórico para a Escola de Engenharia da UFF: o cinquentenário do Departamento de Engenharia de Telecomunicações (TET). Fundado em 1974, o TET vem, ao longo dessas cinco décadas, consolidando-se como referência em formação, pesquisa e inovação, tendo papel central na transformação da Engenharia de Telecomunicações no Brasil e no mundo.

Ensino que forma gerações

Desde a criação da graduação em Engenharia de Telecomunicações, o TET formou centenas de profissionais altamente capacitados, preparados para enfrentar os desafios de um setor dinâmico, estratégico e fundamental para o desenvolvimento do país. Com uma grade curricular moderna, em constante atualização e sintonizada com as demandas do mercado e da sociedade, o departamento oferece também cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado), formando pesquisadores e pesquisadoras de excelência.

Pesquisa com impacto

O TET abriga grupos de pesquisa que atuam em temas de ponta, como redes móveis, comunicação óptica, internet das coisas, processamento de sinais e inteligência artificial. Essas iniciativas se traduzem em dezenas de projetos financiados por agências como CNPq, FAPERJ, CAPES e FINEP, além de parcerias estratégicas com empresas públicas e privadas. A produção científica do departamento tem reconhecimento nacional e internacional, fortalecendo a reputação da Escola de Engenharia da UFF.

Extensão que transforma

Com um olhar voltado à sociedade, o TET também se destaca pelas ações de extensão, promovendo projetos que aproximam a universidade da população, das escolas e do setor produtivo. Por meio dessas iniciativas, o departamento contribui para a democratização do acesso à informação, à tecnologia e à ciência.

Contribuição para a Escola e para a Universidade

O Departamento de Engenharia de Telecomunicações é peça-chave na estrutura da Escola de Engenharia da UFF. Com um corpo docente engajado e atuante, o TET contribui ativamente para a vida acadêmica da unidade, ocupando cargos de coordenação, direção e comissões importantes, além de apoiar eventos institucionais, feiras e congressos. A história da Escola é, em grande parte, escrita também pelas mãos de quem faz o TET.

Ex-alunos em destaque e reflexões sobre o futuro das Telecomunicações

Celebrar 50 anos de existência é, por si só, um marco grandioso. Mas quando essa celebração é acompanhada de um encontro entre gerações, onde história, inovação e futuro se encontram, o resultado é ainda mais inspirador. E foi exatamente isso que vivenciamos no painel “Inovação e Futuro em Telecomunicações”, realizado durante as comemorações do cinquentenário do Departamento de Engenharia de Telecomunicações (DET) da Escola de Engenharia da UFF.

A atividade foi pensada para valorizar as trajetórias de ex-alunos(as) do curso, hoje profissionais reconhecidos(as) em grandes empresas nacionais e internacionais, que retornaram à Universidade para compartilhar experiências e discutir tendências emergentes no setor de telecomunicações. O momento foi de troca, de escuta ativa e de muito aprendizado para os(as) discentes, docentes e toda a comunidade presente.

A mesa-redonda que se seguiu trouxe ao palco quatro egressos da UFF, que hoje ocupam posições de liderança e destaque em grandes organizações:

  • Phillipe Carvalho (TIM) – Engenheiro Especialista em Redes de Transporte, com mais de 11 anos de experiência em redes IP, ópticas, automação e serviços móveis.

  • Bruno Martins (Globo) – Especialista em Dados na área de Pesquisa e Conhecimento da Globo, com atuação em inovação tecnológica, governança de dados e metodologias ágeis.

  • Alexander Linhares (Unico) – Executivo de vendas com carreira sólida em big techs como Google Cloud e Huawei, liderando estratégias em 5G, NFV, SDN e IoT.

  • Bruno Siqueira (Petrobras) – Gerente setorial de projetos em redes ópticas submarinas e conectividade para unidades offshore, com forte atuação em inovação e segurança da informação.

Os temas abordados no painel contemplaram os principais desafios e inovações em curso no setor: aplicações do 5G na indústria, futuro da infraestrutura de telecomunicações, segurança digital e o impacto crescente da inteligência artificial nas redes. Cada um dos convidados trouxe vivências práticas, insights e reflexões que conectaram o conteúdo acadêmico às demandas e oportunidades do mercado.

Entrega de premiações:

Prêmio Walder Moreira
1º lugar: LEONARDO BRASIL DE ALMEIDA
2º lugar: MATHEUS VICTOR GOMES DOS SANTOS
3º lugar: YASMIN FILGUEIRAS DE OLIVEIRA

Prêmio Julio Cesar Dal Bello – Melhor Projeto Final de Curso de 2024
Aluno: RICARDO AMORIM LUNDGREN
Orientador: PROF. DIOGO M. F. MATTOS
Coorientador: PROF. TADEU NAGASHIMA FERREIRA

PROJETO:
Sistema de Detecção de Intrusão com o uso de Aprendizado Federado: Uma Abordagem com Seleção de Atributos e Modelo de Rede Neural Híbrida

Premiações Acadêmicas – Valorizando o Talento dos Nossos Alunos

Com o objetivo de prestigiar os atuais alunos do curso, foram entregues duas importantes premiações durante o evento: o Prêmio Walder Moreira, que reconhece os três formandos com maior Coeficiente de Rendimento Acumulado (CRA), e o Prêmio Julio Cesar Dal Bello, que destaca o melhor Projeto Final de Curso (PFC). Ambas as premiações referem-se ao ano letivo de 2024.

Prêmio Walder Moreira
Instituído em 1992 pelo Departamento de Engenharia de Telecomunicações (TET), o Prêmio Walder Moreira homenageia o ex-professor Walder Moreira, falecido enquanto exercia o magistério no Departamento. Ele fez parte do corpo docente desde a criação do curso de Engenharia de Telecomunicações da UFF, tendo ocupado, por diversas vezes, os cargos de chefe de departamento e coordenador de curso. A sugestão para nomear o prêmio partiu do também ex-professor Israel Blajberg, como uma forma de reconhecer a excelência acadêmica.

A cada ano, uma comissão de professores seleciona os três melhores alunos com base no CRA. São elegíveis:

– Alunos regularmente matriculados no período anterior à premiação, com pelo menos 90% da carga horária do curso integralizada;
– Alunos que tenham se formado no ano anterior à premiação;
– Alunos que não tenham sido premiados em edições anteriores.

Prêmio Julio Cesar Dal Bello
O Prêmio Julio Cesar Dal Bello tem como objetivo reconhecer, incentivar e divulgar os melhores Projetos Finais de Curso (PFC) dos alunos de Engenharia de Telecomunicações da UFF. A premiação homenageia o ex-professor Julio Cesar Dal Bello, que teve expressiva atuação na formação de alunos de graduação, tendo orientado, ao longo de sua carreira, mais de 100 trabalhos.

Para concorrer ao prêmio, o aluno deve inscrever seu projeto. Cada projeto é avaliado por uma comissão de avaliação de professores do TET, que chega a um vencedor, anualmente.

Fotos do evento

Um futuro que já começou

Celebrar 50 anos é, acima de tudo, olhar para o futuro com a confiança de quem tem uma base sólida construída com esforço, ética e paixão pela educação. O Departamento de Engenharia de Telecomunicações segue firme na missão de formar profissionais preparados, produzir conhecimento de impacto e transformar vidas por meio da engenharia. Que venham muitas outras décadas de sucesso!

Ficha técnica da publicação:

Texto baseado em relatos e materiais cedidos pela chefia do Departamento de Telecomunicações.
Fotografias e Diagramação: Danielly Werneck Figueira.

Translate »
Skip to content