
A Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense participou, no dia 15 de maio, da solenidade de assinatura do convênio de cooperação entre a UFF, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e os municípios de Niterói, Maricá e Itaboraí. O evento marcou o início de uma importante parceria que visa impulsionar a inovação, a indústria criativa e a transformação digital no estado do Rio de Janeiro.
O convênio prevê ações como o mapeamento da maturidade digital de empresas locais, a capacitação de gestores, a realização de oficinas e workshops temáticos, a promoção de um fórum público de discussão e o desenvolvimento de um plano estratégico para a capacitação da mão de obra nos municípios participantes. Com duração prevista de 24 meses, com apoio técnico da Fundação Euclides da Cunha (FEC) e capitaneado pela equipe de pesquisa da Escola de Engenharia da UFF.
A proposta se alinha aos desafios e oportunidades da chamada Indústria 4.0, promovendo o fortalecimento de cadeias produtivas, a criação de empregos qualificados e a articulação de soluções tecnológicas voltadas ao desenvolvimento regional sustentável.

Representando a Escola de Engenharia da UFF, o diretor José Rodrigues de Farias Filho, Gerente Executivo – Responsável Técnico do Projeto, destacou o papel estratégico da universidade no ecossistema de inovação:
“Esse convênio é resultado da articulação entre a academia, o poder público e instituições nacionais. Trata-se de uma ação concreta para aproximar a pesquisa universitária das demandas da indústria e da sociedade, promovendo desenvolvimento com base em conhecimento técnico e compromisso social.”
A solenidade contou ainda com a presença do presidente da ABDI, Ricardo Cappelli; da pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFF, Mônica Santos; do secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Niterói, André Diniz; do vice-prefeito de Maricá, João Maurício de Freitas; do presidente da NELTUR, André Viana; e do superintendente-executivo da ABDI, Randal Farah, com o Vice-Diretor Bruno Pedroza, entre outras autoridades municipais e docentes e gestores ligados ao Projeto e à Unidade Acadêmica.
A Escola de Engenharia da UFF reafirma, com essa iniciativa, seu compromisso com a inovação, a qualificação profissional e o fortalecimento das capacidades produtivas e tecnológicas do estado do Rio de Janeiro.