A cerimônia comemorativa dos 50 anos do Departamento de Engenharia Química e de Petróleo, ocorrida na manhã do dia 29 de maio de 2024 no Auditório da nossa Escola de Engenharia, foi marcada por muita gratidão, companheirismo, emoção e profissionalismo.

Em meio a muitos relatos emocionantes, foi prestada uma singela homenagem ao professor Fernando Mainier, que, ao longo da história do Departamento e de nossa unidade acadêmica, contribuiu diretamente para o sucesso do curso e formação de nossos estudantes.

Foram muitos anos de luta, resiliência e conquistas para que hoje fosse possível celebrar este cinquentenário.

Muitos desafios ainda estão pela frente, mas juntos o Departamento de Engenharia Química e de Petróleo e toda a Escola de Engenharia da UFF seguirá conquistando mais espaços na sociedade.

Agradecemos a todos pela participação, em especial aos componentes da mesa: o Vice-Reitor Prof. Fábio Barboza Passos, o Diretor da Escola de Engenharia, prof. José Rodrigues de Farias Filho, a profa. Rita de Cássia Colman, Chefe do Departamento de Engenharia Química e de Petróleo, o servidor Bernardo Vitor de Souza Marins, representante dos técnicos-administrativos do Departamento, e o professor Fernando Benedicto Mainier, representante dos docentes aposentados.

Fica aqui registrada a gratidão à professora Rosenir Rita de Cássia Moreira da Silva, por compartilhar com todos os presentes um pouco da história do Departamento de Engenharia Química e de Petróleo, à professora Ana Carla da Silveira Lomba Sant’Ana Coutinho e ao professor Jorge Eduardo da Silva Ourique, que prestaram homenagens, respectivamente, aos professores e técnicos-administrativos do departamento.

A Escola de Engenharia da UFF parabeniza a todos os envolvidos pela belíssima cerimônia realizada e deseja muito sucesso ao Departamento de Engenharia Química e de Petróleo da UFF.