Escolha uma Página

Pós-graduação Stricto Sensu.

Nossos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu

Pós-Graduação em
Engenharia de Biossistemas

(PGEB)

Apresentação

O Programa de Pós-graduação em Engenharia de Biossistemas com Área de Concentração em Recursos Naturais e Ambiente tem por objetivo desenvolver pesquisas enfocando três linhas de pesquisa, a saber: Sistemas Agropecuários, Sistemas Naturais e Gerenciamento Ambiental.

A abordagem de diversos problemas em Engenharia de Biossistemas requer o conhecimento multidisciplinar envolvendo, entre outras, as áreas de Matemática, Física, Biologia, Computação e Meio Ambiente.

A formação, envolvendo esses campos de conhecimento, permitirá o entendimento e a quantificação dos princípios físicos que regem o funcionamento dos sistemas agrícolas e ambientais, o uso racional e a preservação dos recursos hídricos e dos demais recursos energéticos.

Os egressos alcançarão alta qualificação para trabalhar e gerar conhecimentos científicos e tecnológicos no campo dos recursos naturais, condizentes com os ideais de sustentabilidade ambiental. Estarão aptos, atualizados e conscientes para prover o desenvolvimento sustentável por meio de sua participação, seja em projetos, manejo ou gestão de sistemas locais, regionais e globais.

Contato e Endereço

Site: http://www.pgeb.uff.br/pgeb/index.php/pt_br/

E-mail: pgeb.uff@gmail.com

Endereço:

Rua Passo da Pátria, 156 Bloco D Sala 236
São Domingos – Niterói – RJ
CEP: 24.210-240
Telefone: +55 (21) 2629-5362

Pós-Graduação em
Engenharia Civil

(PGEC)

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense.
A originalidade da missão de aplicar os conceitos e técnicas desenvolvidas por Engenharia Civil Engenharia de Produção, foi fundamental para a criação do curso de mestrado em 1972, que enfatizou o uso de ferramentas de gestão e produção, aumentando eficiência e eficácia dos processos de produção e de gestão e gestão de instrumentos de participação em problemas tecnológicos, como no caso da análise estrutural e estudo das patologias da indústria de construção produtos, adicional a possuir métodos e processos construtivos. Certamente esta interação temática, não faz parte do objetivo dos programas das universidades localizadas no Estado do Rio de Janeiro, ou na Região Sudeste.

Missão:

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil pela UFF, missão, formação, qualificação e reciclagem de professores, pesquisadores e empresários com elevadas qualificações, através do processo de aprofundamento do conhecimento e prática, através do estudo e da pesquisa de alto nível.

Visão do futuro:

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFF, tem como visão de futuro ser um programa de Pós-Graduação com presença e reconhecimento nacional e internacional.

Contato e Endereço

Site: http://poscivil.uff.br/

E-mail: coordenacao.tpc.tce@id.uff.br  e aluno.tpc.uff@gmail.com

Endereço:
Rua Passo da Pátria, 156 – 3º andar – Sala 365 – Bloco “D” – São Domingos – Niterói – RJ – Brasil – CEP: 24210-240.

Pós-Graduação em
Engenharia Mecânica

(PGMEC)

. Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFF é dirigido principalmente para as necessidade estratégicas da União e do Estado do Rio de Janeiro. O PGMEC fornece uma sólida formação teórica em Mecânica, visando reciclar profissionais da área de Engenharia, preparar docentes para o ensino superior e, principalmente, formar profissionais capazes de abordar problemas práticos de interesse do Estado do Rio de Janeiro e do país. A fim de atender à demanda de formação de pessoal, as teses e dissertações orientadas no PGMEC têm constantemente versado sobre temas voltados para setores estratégicos do país, tais como os programas de engenharia naval e oceânica, aeroespacial, nuclear, de petróleo, siderúrgico, de energia e de meio-ambiente.

A fim de garantir a formação fundamental em Mecânica necessária para os diferentes setores estratégicos, o PGMEC conta com duas grandes áreas de concentração: Mecânica dos Sólidos e Termociências; a elas estão associadas cinco linhas de pesquisa: Análise Estrutural, Mecânica dos Fluidos, Mecânica dos Materiais, Mecânica Computacional e Transferência de Calor e Massa. Para obter o título de Mestre ou Doutor em Engenharia Mecânica, além da tese ou dissertação, o aluno deve cursar um conjunto de disciplinas e atender a outros requisitos específicos. Maiores detalhes sobre a estrutura acadêmica podem ser obtidos no Regimento do Programa.

. Contato e Endereço

Tel +55 21 2629-5591

Site: http://www.mec.uff.br/

E-mail: tne.tce@id.uff.br

Endereço:
Rua Passo da Pátria, 156 – 2º andar – Sala 213 – Bloco “E” – São Domingos – Niterói – RJ – Brasil – CEP: 24210-240.

Pós-Graduação em
Engenharia de Produção

(PGEP)

Apresentação

Objetivos

Capacitar profissionais* para o magistério superior e pesquisa de alto nível, em gestão de tecnologia, da inovação e do trabalho, estratégia, finanças e logística  Ênfase é dada no planejamento, elaboração, avaliação e controle de projetos, na perspectiva sócio-técnica e no desenvolvimento de técnicas quantitativas para a formulação de modelos de gestão empresarial e estudos de cadeias logísticas de suprimentos

* Os títulos de Mestre e Doutor não conferem habilitação para o exercício profissional como engenheiro de produção.

Público Alvo

O Programa oferece cursos de Pós-Graduação “Stricto Sensu” em Engenharia de Produção, em nível de mestrado e doutorado, os quais visam a capacitar profissionais para o magistério superior, pesquisa e exercício profissional de alto nível, por Áreas de Concentração da Engenharia de Produção. Os seguintes perfis de ingressantes são o público alvo destes cursos:

Curso de Mestrado

Podem ingressar, no curso de Mestrado, os graduados em cursos engenharia, economia, estatística, matemática, computação, administração de empresas ou , a critério do Colegiado do Curso, graduados em outros cursos.

Curso de Doutorado

Podem ingressar, no curso de Doutorado, os mestres formados em cursos reconhecidos pela CAPES em: engenharia, economia, estatística, matemática, computação, administração de empresas ou, a critério do Colegiado do Curso, mestres formados em outros cursos.
 

Contato e Endereço

Site: http://www.producao.uff.br/

E-mail: tpp.tce@id.uff.br

Endereço:

Rua Passo da Pátria, 156 Bloco D Sala 309
São Domingos – Niterói – RJ
CEP: 24.210-240
Telefone: +55 (21) 2629-5362

Pós-Graduação em
Engenharia Química

(PPGEQ)

Apresentação

Diretrizes e Objetivos

As Diretrizes do PPGEQ-UFF e os objetivos que norteiam as ações a serem desenvolvidas em cada uma delas estão descritos a seguir:

  • Diretriz 1: Formação de recursos humanos com capacitação crítica e sólidos conhecimentos em Engenharia Química e áreas afins para a realização de pesquisas e o aprofundamento de estudos técnicos e científicos em energia, meio ambiente e desenvolvimento de materiais que contribuam para o desenvolvimento tecnológico e social do País.

Objetivos: (i) Obter a maioria dos egressos com colocação no mercado na sua área de formação; (ii) Obter bom desempenho dos alunos nas disciplinas (obrigatórias e optativas) e no desenvolvimento da dissertação

  • Diretriz 2: Consolidação do PPGEQ-UFF, através da elevação do nível CAPES

Objetivos: (i) Obter boa atuação do corpo docente, atendendo aos critérios da CAPES e às demandas do curso e dos discentes; (ii) Aumentar a Produção Qualificada dos docentes; (iii) Aumentar a Qualidade das Dissertações e da produção de discentes autores da pós-graduação; (iv) Obter bom Desempenho do Programa, de uma forma geral, levando em consideração às demandas do corpo docente e discente

  • Diretriz 3: Incentivo à captação de recursos em empresas privadas e agências de fomento para desenvolvimento de projetos e melhoria de infraestrutura.

Objetivo: Aumentar o número de projetos financiados por empresas privadas e agências de fomento

  • Diretriz 4: Aumento do impacto social e do caráter inovador da produção intelectual.

Objetivos: (i) Aumentar o número de patentes nacionais e internacionais depositadas e concedidas; (ii) Aumentar o impacto acadêmico das publicações dos docentes; (iii) Avaliar o impacto na formação dos profissionais

Contato e Endereço

Site: http://www.ppgeq.uff.br/

E-mail: peq.tce@id.uff.br

Endereço:
Rua Passo da Pátria, 156 – 3º andar – Sala 307 – Bloco “D” – São Domingos – Niterói – RJ – Brasil – CEP: 24210-240.

Pós-Graduação em
Engenharia Elétrica e Telecomunicações

(PPGEET)

. Apresentação

O Programa

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Telecomunicações (PPGEET), reformulado em 2013 a partir do Programa Pós-graduação em Engenharia de Telecomunicações, é reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC e avaliado pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior – CAPES. Seu corpo docente é formado, atualmente, por 26 doutores permanentes, titulados no Brasil e no exterior, além de 2 doutores colaboradores.

O programa conta com o apoio da CAPES, CNPq, FAPERJ, sob a forma de bolsas de estudo e de projetos de pesquisa. Além disso, diversos projetos vêm sendo desenvolvidos pelos pesquisadores e alunos com o apoio da ANEEL, Furnas Centrais Elétricas, Petrobras, LIGHT S.A., RNP, FIRJAN, ENEL, dentre outros.

 

. Contato e Endereço

Site: http://poscivil.uff.br/

E-mail: ppgeet.tce@id.uff.br

Endereço:
Rua Passo da Pátria, 156 – 3º andar – Sala 502-B – Bloco “D” – São Domingos – Niterói – RJ – Brasil – CEP: 24210-240.

Pós-Graduação em
Montagem Industrial

(PMI)

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado) em Instrumentação e Óptica Aplicada (PPGIO) tem por objetivo geral a investigação, a formação acadêmica e o desenvolvimento tecnológico nas áreas de Instrumentação Científica e Tecnológica e Óptica Aplicada, sob a forma de uma associação entre CEFET/RJ e UFF. O Curso de Doutorado do PPGIO prepara o aluno para a liderança e a geração de conhecimento na pesquisa, no ensino, no desenvolvimento tecnológico e na inovação nas diversas aplicações da Instrumentação Científica e Tecnológica e da Óptica. Aprovado e reconhecido em 2014 pelo Ministério da Educação – MEC e avaliado pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior – CAPES com conceito 4, é formado pela associação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca e da Universidade Federal Fluminense e seu quadro docente conta com 14 docentes destas IE´s.

A Área de Avaliação da CAPES na qual o Programa de Pós-Graduação em Instrumentação e Óptica Aplicada (PPGIO) está inserido é Engenharias IV. O PPGIO está focado na Área de Concentração de Instrumentação e Fotônica e possui duas linhas de pesquisa: a) Dispositivos e Sistemas Ópticos Aplicados; b) Instrumentação Científica e Tecnológica. A Área de Concentração de Instrumentação e Fotônica integra desde a pesquisa teórica em modelagem e simulação de sistemas até o desenvolvimento de métodos e tecnologias relacionados aos dispositivos e sistemas ópticos e a instrumentação científica aplicada aos experimentos de física. Os principais temas pesquisados envolvem: as fibras ópticas de sílica e poliméricas, as redes ópticas, os amplificadores ópticos, os sensores ópticos, os detectores, a aquisição, controle e o processamento de sinais, dispositivos e interfaces e desenvolvimento de técnicas ópticas holográficas analógicas e digitais. 

Contato e Endereço

Site: http://mpmontagem.uff.br/

E-mail: PMI.TCE@ID.UFF.BR

Endereço:

Rua Passo da Pátria, 156 Bloco D Sala 265
São Domingos – Niterói – RJ
CEP: 24.210-240
Telefone: +55 21 2629-5217

Pós-Graduação em
Instrumentação e Óptica Aplicada

(PPGIO)

Apresentação

SOBRE O CURSO

Formar profissionais para atuação nos ramos de montagem de instalações industriais (plantas químicas, petroquímicas, celulose, nuclear, termelétricas, açucareira, cimento, entre outras) fabricação de equipamentos, construção naval e de plataformas marítimas, que são o foco principal da cadeia produtiva relacionada à indústria de montagem industrial.

Objetiva capacitar estes profissionais para desenvolvimento de projetos de pesquisa e desenvolvimento de interesse da indústria abrangendo as áreas de métodos e processos de fabricação e montagem e ferramentas de projeto aplicadas a montagem industrial, tendo como direcionamento principal aumentar a competitividade da indústria nacional neste segmento.

Assim, os projetos de pesquisa do Mestrado Profissional em Montagem Industrial e Fabricação Mecânica serão focalizados nos temas que envolvem a realização destas atividades. E poderão ser agrupados em três linhas, as quais denominamos: Tecnologia da Construção e Montagem; Gerenciamento de Projetos e Projeto de Engenharia. Os temas destes projetos serão voltados para o estudo de problemas de interesse deste segmento industrial, sendo que tendo em vista o seu caráter multidisciplinar e contar com o “expertise” distribuído entre os vários departamentos da Escola de Engenharia da UFF, este curso estará vinculado a esta unidade.

PÚBLICO ALVO

Profissionais que atuam nos ramos de montagem de instalações industriais (plantas químicas, petroquímicas, celulose, nuclear, termelétricas, açucareira, cimento, entre outras) fabricação de equipamentos, construção naval e de plataformas marítimas, que são o foco principal da cadeia produtiva relacionada à indústria de montagem industrial (clientes e fornecedores).

Contato e Endereço

Site: http://dippg.cefet-rj.br/ppgio/

E-mail: ppgio.uff@vm.uff.br

Endereço:

Rua Passo da Pátria, 156 Bloco E Sala 311
São Domingos – Niterói – RJ
CEP: 24.210-240
Telefone: +55 21 2629-5602

Doutorado em
Sistemas de Gestão Sustentáveis

(PPSIG)

Apresentação
Missão, Visão e Objetivo Geral

O Programa de Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis (PPSIG) visa a formação de recursos humanos qualificados, em nível de Doutorado, através da atuação em pesquisa interdisciplinar em temas envolvendo Ciência, Tecnologia e Gestão. Organiza-se de forma a atuar em rede com a sociedade para, além de suas atribuições de ensino e pesquisa, estabelecerem ações de apoio ao desenvolvimento econômico, social, científico e cultural da comunidade, em nível regional e nacional. O PPSIG tem por finalidade programar, coordenar e executar atividades de pesquisa científica e tecnológica interdisciplinares. Além disso, possui como objetivo formar pesquisadores capazes de refletir sobre a temática da sustentabilidade no âmbito empresarial, na atuação do governo e do terceiro setor, de construir conceitos e de se posicionar diante da realidade atual.

Missão do Doutorado

Desenvolver pesquisadores capacitados para a pesquisa, o ensino e a extensão, de forma interdisciplinar, integrando os desenvolvimentos científicos, tecnológicos e culturais de diferentes áreas do conhecimento de sistemas de gestão para uma sociedade sustentável.

Visão 2024

Ter consolidado o Doutorado no ensino e pesquisa interdisciplinar formando egressos com visão sistêmica e diversificada para solucionar problemas complexos em sistemas de gestão sustentáveis, visando benefícios para a sociedade.

Objetivo Geral

Capacitar profissionais com sólida base científica para solucionar problemas complexos em sistemas de gestão sustentáveis, com impactos positivos para a sociedade.

 

Público-alvo

Tem como público-alvo profissional do mercado, docente ou pesquisador, com Mestrado em várias áreas do conhecimento, interessados em temas de gestão sócio-ambiental e organizacional e, se destaca, pelo caráter interdisciplinar, com linhas de pesquisa que envolve áreas de Engenharia, Geociências e Ciências Sociais.

Contato e Endereço

Site: http://mpmontagem.uff.br/

E-mail: PMI.TCE@ID.UFF.BR

Endereço:

Rua Passo da Pátria, 156 Bloco D Sala 265
São Domingos – Niterói – RJ
CEP: 24.210-240
Telefone: +55 21 2629-5217

Mestrado Profissional em
Sistema de Gestão

(PPSG)

Apresentação
Missão

Formar profissionais capacitados para a pesquisa aplicada, docência e desenvolvimento em sistemas de gestão, comprometidos com a Ética, Responsabilidade Socioambiental e Melhoria contínua

Visão – (2019 – 2024)

Ser referência acadêmica na prática do ensino e pesquisa interdisciplinar formando egressos com visão sistêmica e diversificada para solucionar problemas complexos em sistemas de gestão, visando benefícios para a sociedade.

Objetivo Geral

Capacitar profissionais com base científica para solucionar problemas complexos em sistemas de gestão nas organizações, com impactos positivos para a sociedade.

Público Alvo

Profissionais interessados no desenvolvimento de competências em pesquisa, docência e aprimoramento gerencial de organizações públicas, privadas e do terceiro setor.

Contato e Endereço

Site: http://www.latec.uff.br/mestrado/

E-mail:mestrado.latec.tce@id.uff.br

Endereço:

Rua Passo da Pátria, 156 Bloco E Sala 324
São Domingos – Niterói – RJ
CEP: 24.210-240
Telefone: +55 21 96500-7390 (whatsapp)

Campus Praia Vermelha - R. Passo da Pátria, 156
São Domingos, Niterói - RJ, 24210-240

Quer saber mais sobre nossa Unidade?

Ficou com alguma dúvida, gostaria de fazer parceria e/ou conhecer mais sobre o desenvolvimento das atividades realizadas em nossa Unidade?  Então entre em contato conosco.

    Diagramado por

Translate »
Skip to content