A Escola de Engenharia da UFF participou, nesta semana, de uma importante agenda institucional em Brasília, voltada ao fortalecimento do papel da Engenharia no desenvolvimento nacional.
Diante de desafios estruturais como a neoindustrialização, as transições energéticas, a inovação tecnológica e a superação das desigualdades sociais, torna-se urgente reposicionar o ensino da Engenharia como uma prioridade estratégica para o país.
Nesse contexto, o diretor da Escola de Engenharia, professor José Rodrigues, cumpriu três compromissos institucionais: reuniões no Ministério da Educação (MEC), no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), e com o professor Luiz Curi, referência nacional em políticas públicas de educação superior.
Reunião no MEC: proposta para transformar o ensino de Engenharia no Brasil
A primeira reunião da agenda ocorreu no Ministério da Educação, com a presença dos professores Roberto de Souza Salles e Cristina Delou. Na ocasião, foi apresentada uma proposta estratégica para o futuro da formação em Engenharia no Brasil: o Programa Interinstitucional de Reestruturação Física, Acadêmica, Tecnológica e Digital do Ensino de Engenharia.
A iniciativa visa fortalecer as Escolas de Engenharia de todo o país, preparando-as para contribuir de forma efetiva com os desafios da neoindustrialização e do desenvolvimento social e econômico nacional.

A comitiva foi recebida pelo Secretário-Executivo Leonardo Barchini, pelo Secretário da SESU Marcus Vinicius David e pelo Diretor de Programa Fabrício Carmo Cabral. Os representantes do MEC demonstraram interesse na proposta, reconhecendo seu potencial de impacto transformador.
Investir na formação, infraestrutura e inovação é essencial para que a Engenharia volte a ocupar um lugar central na reconstrução nacional.

Parceria entre Engenharia e Agricultura: diálogo com o MAPA
Em continuidade à agenda institucional, o professor José Rodrigues reuniu-se com o Secretário Executivo Adjunto do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Cleber Soares, para discutir possibilidades de cooperação entre o Ministério e a Escola de Engenharia da UFF.
A pauta girou em torno da articulação entre ciência, tecnologia, inovação e produção agropecuária, com ênfase no papel estratégico da Engenharia em áreas como mecanização agrícola, automação de processos, infraestrutura rural e tecnologias digitais no campo.
Entre os temas discutidos, destacam-se:
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Inovação tecnológica e inteligência territorial;
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Projetos de extensão voltados ao desenvolvimento rural sustentável;
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Qualificação de estudantes e egressos para os desafios do agro 4.0;
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Apoio institucional a pesquisas aplicadas.
O encontro reforça a importância de integrar as Escolas de Engenharia aos grandes desafios do país, promovendo soluções com impacto social e desenvolvimento territorial.
Diálogos sobre o futuro da formação em Engenharia no Brasil
Encerrando a série de compromissos em Brasília, o professor José Rodrigues reuniu-se com o professor Luiz Roberto Liza Curi, ex-presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), para tratar de temas estruturantes relacionados à formação em Engenharia.
O diálogo abordou a publicação do novo Instrumento de Avaliação do INEP, que guiará os critérios para avaliação dos cursos superiores, além de questões fundamentais como:
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Qualidade e relevância social dos cursos de Engenharia;
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Atualização curricular diante dos desafios contemporâneos;
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Integração entre ensino, pesquisa, extensão e inovação;
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Papel das universidades públicas na formação de engenheiras e engenheiros comprometidos com o desenvolvimento nacional.

Ficha técnica da publicação:
Fotografias cedidas pelo Diretor José Rodrigues de Farias Filho e Diagramação de Danielly Werneck Figueira.