A aluna Fernanda Ribeiro Figueiredo, do curso de Engenharia Química e orientada pelo Professor Diego Martinez Prata, conquistou o 1° lugar no Prêmio de Excelência UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, na área de Engenharias XXXIV, categoria Iniciação Científica. Seu projeto de pesquisa PIBIC/CNPq/UFF 2024/2025, intitulado Intensificação e Otimização de Processos da Indústria Petroquímica Envolvendo Separação de Benzeno, destaca-se entre os melhores da universidade, enchendo de orgulho a comunidade acadêmica.
O Prêmio é cedido pela Universidade Federal Fluminense com o objetivo reconhecer e premiar trabalhos de destaque em diversas áreas de pesquisa, fortalecendo a cultura de excelência na instituição.
SOBRE A AUTORA
Fernanda Ribeiro Figueiredo é atualmente estudante de Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense (UFF), tendo completado o ensino médio no Colégio PH. Foi monitora de Equações Diferenciais Ordinárias (GMA – UFF). Atualmente é bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq na área de Modelagem, Simulação, Controle, Projeto e Otimização de Processos, especificamente em Intensificação de Processos envolvendo Separação de Benzeno. Particularmente, visa realizar o mestrado/doutorado e se tonar professora.
O PROJETO DE PESQUISA PIBIC / CNPq/ UFF 2024/2025
Título: Intensificação e otimização de processos da indústria petroquímica envolvendo separação de benzeno
Localização: Escola de engenharia; Departamento de Engenharia Química e de Petróleo – TEQ; Núcleo de Estudos de Otimização – NEO
Palavras-Chaves: Intensificação, Simulação, Sustentabilidade, Avaliação-Econômica.
Grande Área: Engenharias
Área: Engenharia Química
Sub-área: Processos Industriais de Engenharia Química
RESUMO
Atualmente a intensificação de processos tem ganhado cada vez mais destaque por representar um conjunto de estratégias de engenharia capazes de reduzir significativamente o número de etapas na produção e o tamanho dos equipamentos, aumentando a segurança operacional. Consequentemente, reduz a demanda energética, os custos de operação e os impactos ambientais e sociais gerados.
A destilação é uma operação energeticamente intensiva e onerosa, o que impulsionou o desenvolvimento de diversas técnicas de intensificação, dentre as quais merecem destaque a destilação de duplo efeito, destilação com parede dividida e a recompressão de vapor. Entretanto, é possível verificar que poucas contribuições científicas focam no estudo de processos de separação do benzeno, o qual corresponde a um produto ainda muito utilizado (embora seja tóxico) por ser um aditivo de combustível e possuir muitas aplicações na indústria, atuando como solvente e intermediário na fabricação de outros bens de consumo.
Em vista disso, o objetivo do projeto é intensificar e otimizar processos típicos da indústria, envolvendo separação de benzeno, com o auxílio de simulação computacional, modificando suas configurações base e aprimorando suas condições operacionais. Dessa forma, será possível apresentar estratégias para mitigação dos impactos ambientais e da saúde humana, agregando valor a esses processos.
A Escola de Engenharia parabeniza todos os envolvidos e deseja muito sucesso à aluna.
Ficha técnica da publicação:
Texto cedido pelo Departamento de Engenharia Química
Fotografia cedida por Fernanda Ribeiro Figueiredo
Diagramação: Danielly Werneck Figueira