A Faraday, equipe da Universidade Federal Fluminense (UFF), obteve grandes conquistas na Fórmula SAE Brasil, realizada em Piracicaba. Entre as 21 equipes participantes do Brasil e da América do Sul, a equipe da UFF conquistou o 4º lugar geral na categoria de veículos elétricos, o 1º lugar na prova de Custos e Manufatura e o 4º lugar na prova de Design.
O sucesso da equipe foi atribuído ao forte empenho e dedicação de todos os membros, que trabalharam arduamente para representar a Universidade Federal Fluminense e a Escola de Engenharia na maior competição de engenharia do mundo. O apoio dos patrocinadores, especialmente da FAPERJ (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), foi fundamental para os resultados obtidos na Competição 2024. Além disso, a equipe contou com o suporte de familiares, amigos, professores e outros apoiadores que acreditam em seu trabalho.
Durante o desenvolvimento do carro e a preparação para a competição, a UFF desempenhou um papel crucial, fornecendo laboratórios para ensaios e simulações, além de apoio de diversos docentes e setores da Universidade, como a SOMA e STI. Segundo a equipe, esses recursos foram essenciais para o progresso do projeto.
Entretanto, a Faraday enfrentou muitos desafios, como obstáculos financeiros, visto que a construção de um protótipo de carro de corrida elétrico exige peças e componentes importados, bem como serviços como usinagem, que não podem ser realizados na Universidade. Além disso, o desenvolvimento do veículo exigiu conhecimentos específicos sobre baterias, motores elétricos, controle e segurança, desafiando todos os membros a aplicarem o conhecimento adquirido durante a graduação e, ainda, buscar novas informações para concluir essa etapa.
Nesse sentido, a importância da competição e da equipe para a formação acadêmica dos membros é fundamental. Isso porque as equipes de competição oferecem um ambiente que estimula o trabalho em equipe e a experiência prática no desenvolvimento de projetos de engenharia. Ao colaborar na construção de um carro elétrico de corrida com estudantes de diversos cursos, cada membro desenvolve as soft skills, habilidades altamente valorizadas no mercado de trabalho e incentivadas na Escola de Engenharia.
Para o futuro, a equipe está focada em planejar a próxima temporada, revisando os resultados de 2024 e estabelecendo objetivos estratégicos para 2025. Além disso, a Faraday pretende intensificar o contato com estudantes de Ensino Médio, tanto de instituições públicas quanto privadas, para incentivá-los a se envolverem com a ciência e a tecnologia. Essa interação destaca o papel da equipe e da unidade acadêmica em promover o engajamento com projetos de engenharia desenvolvidos exclusivamente por estudantes de cursos superiores da Universidade.
A Escola de Engenharia parabeniza a todos os envolvidos pela conquista.
Quer saber mais sobre a equipe? Siga o perfil @faraday_racing 💛💙
Ficha técnica da publicação:
Texto enviado por Equipe Faraday
Revisão de conteúdo por Drª Cinthia Paes
Fotografias cedidas pela Equipe Faraday