Escolha uma Página

Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente

Objetivo do Curso

Formar Engenheiros Ambientais altamente qualificados capazes de aplicar o método científico e tratar as questões tecnológicas e ambientais com uma visão multidisciplinar e transdisciplinar, que permite a identificação das causas e efeitos, a análise, o equacionamento, a implantação e o acompanhamento das soluções dos problemas das áreas de Recursos Hídricos e Recursos Naturais, Geotecnia e Geoquímica Ambiental, Saneamento Ambiental, Recursos Energéticos, Gestão Ambiental e Engenharia Legal, Sistemas Hidráulicos e de Saneamento e a Operação dos Equipamentos de Engenharia referentes às respectivas áreas. O profissional estará apto a resolver problemas de Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, não somente pela aplicação do conhecimento científico e tecnológico, mas também através do conhecimento da conjuntura global; desenvolvendo atividades profissionais com senso crítico, acompanhando o desenvolvimento das ciências da Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente.

No início do Curso, o aluno obtém uma sólida base de conhecimentos, estudando Matemática, Física, Química, Informática e Linguagem Gráfica. Posteriormente, o aluno cursará disciplinas específicas da Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, não deixando de lado as disciplinas de formação geral, que visam a ampliar a visão do futuro profissional para questões humanas, ambientais, econômicas, administrativas e legais. O curso de Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente forma profissionais capazes de desenvolver projetos e pesquisas que buscam, na criatividade e inovação, promover continuamente o progresso tecnológico e científico de forma sustentável, visando sempre ao bem-estar da sociedade, procedendo com conhecimento, ética e responsabilidade.

 

Titulação

Engenheiro Ambiental

Duração do Curso

Mínimo de 10 e máximo de 15 semestres

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o Engenheiro Ambiental é bastante amplo, com vários segmentos produtivos que necessitam desse profissional, entre eles: Empresas de Saneamento, Órgãos Públicos de Controle Ambiental, Indústrias, Serviços Públicos Municipais, Estaduais e Federais, Empresas de Projetos, Obras e Consultoria, Prefeituras, Agências de Regulação de Serviços Públicos, Institutos de Pesquisa e Desenvolvimento, e muitos outros. Esse mercado é assegurado por meio da regulamentação do exercício profissional e, principalmente, pelo aumento da consciência da sociedade em relação à preservação e conservação dos recursos naturais. Administrações públicas municipais, estaduais e federais, empresas de consultoria e diversas indústrias requerem, cada vez mais, profissionais com elevada competência técnica para o trato com as questões tecnológicas, de gerenciamento e planejamento nas áreas de meio ambiente. O mercado de trabalho para o Engenheiro Ambiental encontra-se em franca expansão, tendo em vista serem crescentes as exigências da sociedade pela preservação do meio ambiente e gestão dos recursos naturais.


Coordenação

 

Coordenação do Curso de Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (TGH):

 

  • Coordenador: Prof. Márcio CataldiVice-Coordenador: Prof. Antonio Carlos Sá de Gusmão
  • Vice-Coordenador: Prof. Antonio Carlos Sá de Gusmão
  • Secretaria: Lana Teixeira de Oliveira Gomes
  • E-mail: tgh.tce@id.uff.br
  • Telefones: (21) 2629-5387 / 2629-5388
  • Lozalicação: Campus da Praia Vermelha – Bloco D – Sala 218
  • Funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 11h às 18h

Conheça a UFF

LINKS ÚTEIS

Seu título vai aqui

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

ADMISSÃO NA UFF

Translate »
Skip to content