Escolha uma Página

O Departamento de Engenharia Química e de Petróleo tem, em seu histórico, a formação de profissionais com base em sólido alicerce acadêmico, mas também suportado por um forte relacionamento com a área industrial e a pesquisa acadêmica.

Dentro desse contexto, está consciente de sua relevância na formação e desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro e do País, sempre atento à demanda da sociedade, adaptando a estrutura curricular de seus Cursos às necessidades tecnológicas periodicamente, de forma a ajustá-la à realidade do Parque Industrial Brasileiro. Através de uma reforma curricular do Curso de Graduação em Engenharia Química, realizada em 2007, o Curso foi modificado de modo a formar, de maneira sólida e completa, um profissional que esteja apto a atuar em diversos setores da indústria química, tendo em vista o fato de que, atualmente, os novos engenheiros químicos deverão ter capacidade de trabalho colaborativo e de empreendedorismo, além de contínua motivação, de grandes habilidades de comunicação e aprendizado contínuo.

Cabe destacar que algumas conquistas marcaram o Departamento na última década, em especial, com a renovação de grande parte do corpo docente, que conta, agora, com professores doutores em regime de dedicação exclusiva. Com a contínua qualificação do corpo docente, decorrente do significativo crescimento do número de doutores, aliado à implantação e modernização de vários laboratórios, surgiu um movimento natural, no sentido de se expandir. Nesse contexto, a ampliação e melhoria dos laboratórios, o aumento dos projetos de pesquisa e de parcerias com empresas, universidades e centros de pesquisa do Brasil e do exterior, imprimem um caráter de excelência aos trabalhos desenvolvidos, que se refletem nas publicações em revistas nacionais e internacionais de alto reconhecimento acadêmico e nos prêmios recebidos, entre eles, o Prêmio Petrobras de Tecnologia.

Adicionalmente, os alunos dos Cursos de Engenharia Química e de Petróleo têm o seu papel de destaque em todas as transformações e realizações que ocorreram na última década. Além de participarem ativamente das pesquisas desenvolvidas pelos professores do Departamento, foram eles os idealizadores e responsáveis pela criação da Empresa Júnior de Engenharia e Petróleo e Química – P&Q Engenharia Júnior –, criada oficialmente em 2010, e pelo Capítulo Estudantil (SPE), voltado aos alunos de Engenharia de Petróleo, que iniciou suas atividades em 2007. Essa intensa atividade e comprometimento por parte dos alunos refletem-se também em suas conquistas individuais, sendo continuamente selecionados para atuarem como estagiários nas principais empresas do Setor, além de obterem colocações de destaque em concursos públicos e maratonas, como a Maratona Nacional Chemtech de Engenharia. Com esta sólida formação, os engenheiros químicos da UFF assumem papel de destaque em vários setores e posições de direção em empresas multinacionais na área de propriedade intelectual, petróleo, entre outras, além de conduzirem importantes projetos para diversos tipos de indústria.

LABORATÓRIOS

Centro de Estudos e Projetos Acadêmicos, Prof. Arlindo de Almeida Rocha (CEPAR)

Laboratório de Controle e Simulação de Processos

Laboratório de Energia, Materiais e Meio Ambiente

Laboratório de Operações Unitárias e Fenômenos de Transporte

Laboratório de Biotecnologia e Meio Ambiente

Laboratório de Corrosão e Eletroquímica

Laboratório de Reatores, Cinética e Catálise

NÚCLEO DE PESSOAS

Professor (Chefe)

Professor (Subchefe)

Professor

João Carlos Correia Baptista Soares de Mello
Paulo Roberto Pfeil Gomes Pereira

 

Antonio Carlos Magalhães da Silva

 

Professor

Professor

Professora

Artur Alves Pessoa
Carlos Francisco Simões Gomes
Denise Alvarez

Professor

Professora

Professor

Eduardo Uchoa Barboza
Elaine Aparecida Araujo
Emmanuel Paiva de Andrade

Professor

Professor

Professor

Fernando de Oliveira Araujo
Fernando Toledo Ferraz
Gilson Brito Alves Lima

Professor

Professor

Professor

Helder Gomes Costa
José Geraldo Lamas Leite
José Kimio Ando

Professor

Professor

Professor

Jose Rodrigues de Farias Filho
Lidia Angulo Meza
Luis Ernesto Torres Guardia

Professor

Professora

Professora

Luiz Carlos Brasil de Brito Mello
Mara Telles Salles
Maria Helena Campos Soares de Mello

Professor

Professor

Professor

Marcelo Gonçalves Figueiredo
Marcelo Maciel Monteiro
Marco Antonio Farah Caldas

Professor

Professor

Professora

Marco Aurélio Cabral Pinto
Marcos Costa Roboredo
Nissia Carvalho Rosa Bergiante

Professor

Professora

Professor

Carlos Francisco Simões Gomes
Priscilla Cristina Cabral Ribeiro
Ricardo Bordeaux Rego

Professor

Professora

Professora

Ruben Huamanchumo Gutierrez
Sérgio José Mecena da Silva Filho
Silvia dos Reis Alcântara Duarte

Professora

Professor

Suzana Dantas Hecksher
Valdecy Pereira

Professor

Professor

Professor

Informações Gerais

Localização

Campus da Praia Vermelha

Bloco D – Sala 470

Telefones

(21) 2629-5347

(21) 2629-5349

Funcionamento

Segunda-feira à sexta-feira

Horário: 8h às 18h