Escolha uma Página

Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Telecomunicações 

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Telecomunicações (PPGEET), reformulado em 2013 a partir do Programa Pós-graduação em Engenharia de Telecomunicações, é reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC e avaliado pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior – CAPES. Seu corpo docente é formado, atualmente, por 20 doutores permanentes, titulados no Brasil e no exterior, além de doutores colaboradores. Desde a sua fundação em 2004, foram formados 125 (cento e vinte e cinco) mestres até 01/10/2015.

O programa conta com o apoio da CAPES, CNPq, FAPERJ, sob a forma de bolsas de estudo e de projetos de pesquisa. Além disso, diversos projetos vêm sendo desenvolvidos pelos pesquisadores e alunos com o apoio da ANEEL, Furnas Centrais Elétricas, Petrobras, LIGHT S.A., RNP, FIRJAN, AMPLA, dentre outros.

O PPGEET está dividido em duas áreas de concentração, Sistemas de Telecomunicações e Sistemas de Energia Elétrica, atuando nas seguintes linhas de pesquisa: Sistemas de Comunicações Ópticas; Sistemas de Comunicações Móveis; Processamento de Sinais; Comunicação de Dados Multimídia; Modelagem e Análise de Sistemas de Energia Elétrica; Máquinas, Equipamentos e Aplicação de Novos Materiais.

Ao longo dos últimos 10 anos, obteve duas avaliações “3” da Capes, referentes aos dois últimos triênios (2004-2006 e 2007-2009). Até julho de 2012, 82 alunos defenderam dissertações de Mestrado e, atualmente, o Programa conta com 39 alunos matriculados.

 

  • Comunicação de Dados Multimídia

    Nesta linha são estudados os fatores que afetam a qualidade de serviço e de experiência, além do uso eficiente dos canais de comunicação, destacando-se algoritmos de compressão de dados, controle de erros, protocolos de comunicação de dados. A linha se dedica ainda ao estudo de redes de nova geração e novas aplicações de redes de telecomunicações, o que inclui áreas como redes sem fio, redes de sensores, redes definidas por software, segurança de redes, sistema multimídia, smart grids e Internet do futuro.

 

 

  • Modelagem e Análise de Sistemas de Energia Elétrica

    Esta linha de pesquisa está dedicada ao estudo de problemas de sistemas de energia elétrica, através de modelos matemáticos e implementação computacional, ou seja, promove o desenvolvimento de novos algoritmos, métodos numéricos, modelos computacionais, critérios, procedimentos e técnicas de simulação, buscando novas e melhores soluções que otimizem aspectos econômicos, sociais, de adequação, de segurança, de qualidade e continuidade relacionados aos sistemas elétricos. Está focado no uso de ferramentas, tais como técnicas de otimização, inteligência computacional, aprendizado de máquina e metaheurísticas. Atualmente, como projetos de pesquisa em desenvolvimento podem ser citados: desenvolvimento de métodos de previsão para o auxílio à tomada de decisão nos horizontes de planejamento da expansão e da operação de sistemas elétricos; estudo do impacto da inserção de novas fontes de geração no sistema; estudos das condições operativas do sistema através da análise e monitoramento de variáveis de relevância para o sistema elétrico, incluindo técnicas de controle e estimação de estados.

 

 

  • Máquinas, Equipamentos e Aplicações de Novos Materiais

    O desenvolvimento e aperfeiçoamento dos dispositivos elétricos são de fundamental importância para a evolução e ampliação dos sistemas elétricos de potência. Dessa forma, esta linha de pesquisa se dedica ao estudo e análise de máquinas e dispositivos elétricos através do desenvolvimento de modelos mate+A18:D24máticos e simulações utilizando métodos numéricos como, por exemplo, o método dos elementos finitos. São estudadas e modeladas máquinas de pequeno e grande porte, motores especiais, incluindo o seu acionamento eletrônico, e a utilização de novos materiais. Este último aborda a investigação, estudo e aplicação dos materiais supercondutores no desenvolvimento de diversos dispositivos e equipamentos elétricos, como transformadores, cabos, motores/geradores, acumuladores de energia elétrica (SMES e Flywheel) e limitadores de corrente de curto-circuito.

 

 

  • Processamento de Sinais

    Nesta linha é estudada a análise e síntese de sinais de voz, vídeo e imagens digitais e reconhecimento de voz e de locutor, além de auxílio no diagnóstico de patologias relacionadas às estruturas de vocalização, compreensão da ocorrência de determinados fenômenos relacionados à produção de voz, tais como envelhecimento da voz e mudança vocal na adolescência. Trata-se, também, da modelagem do canal rádio no caso em que a transmissão da informação é realizada através da tecnologia PLC (Power Line Communication), isto é, usando a rede elétrica.

 

 

  • Sistemas de Comunicações Móveis

    Estuda a propagação do sinal em diversos tipos de canal rádio, incluindo modelagem, caracterização e simulação do canal. São estudadas técnicas de recepção por diversidade, MIMO, codificadores, equalizadores e técnicas de modulação usando multiportadora.

 

 

  • Sistemas de Comunicações Ópticas

    Estudo de sistemas, experimentos e modelagens, relacionados com sistemas a fibras de sílica, dispositivos e sistemas para curtas distâncias em fibras ópticas plásticas, amplificadores, sensores, e a integração de acusto-óptica e Microwave Photonics.

 

Coordenação do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Telecomunicações:

Coordenador: Bruno Soares Moreira Cesar Borba

Vice: Leni Joaquim de Matos

Secretário: Vania Seródio Servolo, Patrícia Cerveira e Simone Fróes de Araujo

Lozalização: Campus da Praia Vermelha – Bloco E – Sala 502 B

Telefones: (21) 2629-5519 / 5501

E-mail: ppgeet.tce@id.uff.br

Site: Site: http://www.ppgeet.uff.br/site/

 

Conheça a UFF

LINKS ÚTEIS

Seu título vai aqui

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

ADMISSÃO NA UFF

Translate »
Skip to content