Escolha uma Página

Desenho Industrial

Objetivo do Curso

O curso de graduação em Desenho Industrial da Universidade Federal Fluminense foi planejado no âmbito do Departamento de Desenho Técnico – TDT, da Escola de Engenharia. O curso pretende formar um profissional de criação para o desenvolvimento de produtos e serviços, capaz de interagir e se comunicar com outros profissionais envolvidos no processo, particularmente engenheiros. Ou seja, o curso deve formar um designer de produtos com uma base tecnológica sólida, mais próxima da que as graduações em Engenharia oferecem. Propõe-se a oferecer, ainda, uma formação que permita, aos egressos, atuar com proficiência tecnológica nas áreas de projeto, planejamento e fabricação de sistemas de produtos e serviços, com uma dimensão política específica, que é a de oferecer ensino de boa qualidade numa área urbana sem a oferta de curso similar.

 

Titulação

Bacharel em Projeto de Produto

Duração do Curso

Mínimo de 8 e máximo de 12 semestres

Orientação do Curso

O curso foi concebido com duração de oito semestres letivos e oferece a construção de conhecimentos e competências em quatro Linhas Didáticas, que articulam os três eixos de conteúdos (Básicos, Específicos e Teórico-Práticos) sugeridos pelas diretrizes curriculares:

 

Linha Tecnológica

Cálculo
Física
Estatística
Resistência dos Materiais
Fabricação e Automação

Linha de Projeto integrada a Ergonomia

Projetos de Design
Ergonomia
ErgoDesign

Linha de História, Economia e Planejamento

História do Design
Ciência e Tecnologia
Propriedade
Economia
Administração
Planejamento Estratégico
Design Ecológico
Cidadania

Linha de Desenho, Raciocínio Espacial e Computação Gráfica

Desenho
Desenho Técnico
Computação Gráfica
Multimeios

Linhas de Pesquisa

Design Ecológico e Sustentabilidade

Design, Materiais e Modelos

Ergonomia e Usabilidade de Interfaces

Design de Serviços e Inovação Social

Educação em Design


Mercado de Trabalho

Os futuros designers serão direcionados para um mercado tecnológico industrial ligado, por exemplo, às promissoras atividades econômicas regionais do petróleo e da indústria naval. Esses dois setores da economia brasileira são bastante complexos e ramificados, oferecendo inúmeras sub-áreas para a atuação profissional.

Dessa forma, espera-se preparar novas gerações para assumir uma participação mais ativa e dinâmica na construção econômica da sociedade brasileira por intermédio do design, através da projetação de novos produtos e serviços que atendam a necessidades reais da sociedade brasileira. E, nesse processo, discutir e projetar inovações sociais, que possam contribuir para a formação de estruturas mais amplas e efetivas para a governança de sociedades complexas.


Coordenação

Coordenação do Curso de Graduação em Desenho Industrial (GDI):

  • Coordenadora: Prof.ª Luiza Helena Boueri Rebello
  •  Vice-Coordenador: Prof. Ricardo Pereira Gonçalves
  •  Secretaria: Adriana de Campos Rennó
  •  Email: gdi.tce@id.uff.br
  •  Telefone: (21) 2629-5359
  •  Localização: Campus da Praia Vermelha – Bloco D – Sala 201
  •  Funcionamento: De segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.

 

Conheça a UFF

LINKS ÚTEIS

Seu título vai aqui

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

ADMISSÃO NA UFF

Translate »
Skip to content