Escolha uma Página

A Biblioteca da Escola de Engenharia foi oficialmente fundada em 31 de dezembro de 1952, com a criação da Escola Fluminense de Engenharia (EFE), hoje conhecida como Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense.

Em 20 de agosto de 1969, a biblioteca se integrou ao Sistema de Bibliotecas e Arquivos da UFF, coordenado pelo Núcleo de Documentação, atual Superintendência de Documentação (www.ndc.uff.br), que gerencia as 27 bibliotecas da UFF; 01 laboratório de conservação e restauração (LACORD), 01 laboratório de reprografia (LARE) e a Coordenação de Arquivos da instituição (CAR).

Em 1998, o Instituto de Computação passou a fazer parte do Centro Tecnológico da UFF e desde então, passou a ser denominada Biblioteca da Escola de Engenharia e Instituto de Computação, incorporando à sua coleção, os acervos de informática do Departamento de Computação e da Biblioteca Central do Valonguinho.

A partir do segundo semestre de 2011, a BEE passou a atender, também, ao curso de Desenho Industrial.

Atualmente, a BEE conta com cerca de 6.000 (seis mil) usuários inscritos em seu sistema. Sua área construída, de quase 1.000 m², abriga: salão de estudo em grupo; salão de estudo individual; salas para estudo em grupo; sala de periódicos; salão do acervo; sala de serviços técnicos (destinada à administração); sala de processamento técnico do acervo; sala multimídia; sala destinada a professores; oficina de conservação e pequenos reparos de livros; banheiros para alunos; banheiros de funcionários e recepção (balcão de atendimento ao usuário).

A biblioteca possui rampa de acesso, banheiros adaptados e bicicletário. Conta, ainda, com sistema de monitoramento por câmeras (na área interna e externa) e sistema antifurto (portal e tarjas) para o acervo.

Dentre seus produtos e serviços a biblioteca oferece: consulta local; serviço de referência; empréstimo domiciliar; reserva (online) de documentos; empréstimo entre bibliotecas; apoio na elaboração de trabalhos acadêmicos; elaboração de fichas catalográficas; treinamento de usuários e visitas guiadas; acesso ao Portal de Periódicos da CAPES; comutação bibliográfica (COMUT); acesso ao Catálogo Coletivo Nacional (CCN); Repositório Institucional UFF, blog e sumário corrente da BEE.

Administração

Bibliotecária (Chefe)

Fabiana Menezes Santos da Silva

Bibliotecária

Joana Ceia
Costa

Bibliotecária

Ana Cláudia Oliveira
Cunha

Bibliotecário

Marco Aurélio Ribeiro Dantas

Bibliotecária

Catarina Heralda Ribeiro da Silveira

Informações Gerais

Localização

 Rua Passo da Pátria, 156

 São Domingos – Niterói/RJ

 CEP: 24210-253

Telefones

(21) 2629-5993 (Chefia)

(21) 2629-5992

(21) 2629-5994

Email

 bee@ndc.uff.br

Translate »